Your Pet, Our Passion.

Terrier Irlandês

Este terrier de porte médio, elegante tem uma pelagem cerdosa com uma gama de cores desde o vermelho, vermelho/trigo até ao amarelo/vermelho. Os machos adultos medem 48cm e as fêmeas 46cm, e pesam cerca de 11-kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O "Diabo Vermelho" não é merecedor da sua alcunha – realmente os Terriers Irlandeses podem ser imprudentes e malandros, e têm fama de por vezes  manifestarem agressividade direcionada a outros cães, mas são companheiros divertidos, dedicados e de bom carácter.

História e Origem

País de Origem: Irlanda

Presume-se ser uma das raças nativas mais antiga da Irlanda, utilizada como cães de guarda e para o controlo da população de roedores. A raça canina Terrier Irlandês é oriunda da região de Cork. Outrora conhecido como o Terrier Irlandês vermelho, para evitar confusões com outros padrões de terrier irlandeses,  este cão também era conhecido como o "Diabo Vermelho" e foi utilizado como cão mensageiro na Primeira Guerra Mundial. Desconhece-se a sua origem, mas provavelmente foi desenvolvido através do antigo Terrier Preto e Castanho.

Os Terriers Irlandeses são, geralmente, cães saudáveis e robustos, no entanto registam-se situações comuns de hiperqueratose nas almofadas plantares (fissuras). Contudo, as reproduções rigorosas contribuiram para uma redução significativa desta patologia.

É necessária uma hora de exercício por dia. Se o seu cão demonstrar agressividade direcionada a outros cães, deverá passear o seu cão com  trela em áreas públicas para evitar comportamentos imprevistos. Os passeios sem trela deverão ser feitos em espaços onde não se depare facilmente com outros cães.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem exterior cerdosa e áspera e rente à pele é dotada de um subpelo mais macio e mais fino. Será necessário escová-la regularmente e remover a pelagem manualmente duas ou três vezes por ano.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.