Your Pet, Our Passion.

Setter Irlandês

O principal atributo deste cão de caça de porte grande e musculoso é a sua pelagem encantadora, de castanho até mogno. É uma pelagem acetinada, lisa com plumagem ao longo das pernas, orelhas e na cauda. Equilibrado, elegante e caminha de cabeça erguida. Os machos adultos medem, em média, 65cm e pesam 31kg; as fêmeas adultas medem 61cm e pesam 26kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O cão Setter Irlandês bem cruzado, bem socializado e bem treinado é extraordinariamente dócil e dá um animal de estimação familiar carinhoso. É muito importante uma exposição precoce a gatos e supervisão cuidada se tiverem de partilhar uma casa com um felino. Por serem muito amistosos, não são bons cães de guarda, apesar de anunciarem a presença de uma visita. O Setter Irlandês permanece muito brincalhão ao longo da sua vida – uma das suas qualidades mais cativantes.

História e Origem

País de Origem: Hungria

Os Setter Irlandeses são os mais antigos do grupo de setters, precedendo os Setter Gordons e Setter Ingleses. Presume-se que a raça é fruto de cruzamentos entre spaniels antigos, setter spaniels e  Setter Escoceses. Em 1882, foi fundado o Clube do Setter Irlandês Vermelho em Dublin, inspirado pelo programa de reprodução do Conde de Enniskillen, que foi quem desenvolveu a distinta pelagem vermelha sólida. Na década de 1940, a raça foi quase extinta devido à atrofia progressiva da retina, mais conhecida como APR. Através do desenvolvimento de um teste de ADN para identificar a espécie ou estirpe do agente infecioso, a raça recuperou e a ocorrência da APR diminuiu drasticamente.

Tal como sucede em várias raças, os Setter Irlandeses são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e  despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Têm também tendência para gastropatias.

O Setter Irlandês foi criado para caçar aves e é bastante ativo, necessitando de muito exercício físico: Recomenda-se mais de duas horas por dia para um adulto. O seu instinto caçador, apesar de ser distraído, obriga-o a seguir os seus deveres de farejador, por conseguinte é imperativo uma resposta ao comando fiável.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Setters Irlandeses são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

O seu casaco de peles caracteriza a sua maior atração. É importante ser escovado diariamente para manter a plumagem sem riças. Ocasionalmente, o dono necessitará de aparar o pelo excessivo entre as almofadas plantares e atrás das orelhas para impedir caracóis. Recomenda-se a intervenção de um cabeleireiro canino para aparar o pelo de vez em quando. Contudo, em cães de exposição, a pelagem necessita de cuidados específicos para que o seu cão se torne competitivo. Uma tarefa que não deverá ignorar é a limpeza regular das orelhas. Uma vez que são orelhas descaídas, torna-se escassa a circulação de ar para o ouvido e, como tal, é um terreno fértil para as bactérias, tornando as infeções nos ouvidos comuns.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.