Your Pet, Our Passion.

Setter Gordon

Cães grandes com peitos profundos e pernas musculosos, o Setter Gordon tem uma aparência geral elegante e digna, juntamente com a força e a óbvia capacidade para caçar durante muitas horas. A sua pelagem é acetinada e lisa, de cor preta e acastanhada com uma plumagem abundante nas patas, peito, barriga, orelhas e cauda. Os machos adultos medem 66cm e pesam 29,5kg; as fêmeas adultas medem 62cm e pesam 25,5kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

É um cão gentil e sensível que dá um excelente companheiro se fizer exercício suficiente. A falta de exercício torna-o bastante hiperativo. Sociável e amigável, o Setter Gordon é dedicado ao seu dono, mas pode demorar alguns minutos a aceitar estranhos. Deve-se ter presente que um Setter Gordon tem uma personalidade mais forte do que outras raças de caça e necessitarão constantemente de treino.

História e Origem

País de Origem: Escócia

A raça canina Setter Gordon remonta a 1620 quando era conhecida como o "cão setter preto e acastanhado". Descendente do Braco Espanhol e descendente direto de vários Spaniels. A raça deve o seu nome ao 4.º Duque de Gordon que quis estabelecer a raça oficialmente no seu castelo em Banffshire, Escócia, em 1827. O Gordon é o único cão de caça nativo da Escócia e foi criado especificamente para caçar aves, nomeadamente tetrazes. Com maior resistência do que as outras raças de caça, os Setter Gordons caçam bastante bem em lamaçais e são conhecidos por recuperarem mais aves do que os outros cães de caça, apesar de serem mais lentos no campo.

Tal como sucede em várias raças, esta raça é propensa a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Este cão foi criado para ser robusto e resistente e é conhecido por ser o cão de caça maior e mais compacto. Como consequência, necessita de bastante exercício enquanto animal de estimação para se manter saudável e feliz. Recomenda-se mais de duas horas por dia para um cão adulto. Atividades, onde ele possa exercitar o seu instinto de caça e o seu poderoso faro e provas de campo, são fundamentáveis.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Setters Gordon são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Com uma pelagem semicomprida, o Setter Gordon necessita de ser escovado/penteado regularmente, no mínimo, duas vezes por semana. Deve-se também limpar as orelhas regularmente, porque devido às suas orelhas descaídas, torna-se escassa a circulação de ar, constituindo um terreno fértil para bactérias, originando infeções.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.