Your Pet, Our Passion.

Setter Irlandês Vermelho e Branco

O Setter Irlandês vermelho e branco é um cão forte e atlético, com uma boa plumagem semi-curta de cor branca pérola com manchas vermelhas. Os cães adultos medem aproximadamente 59-69cm de altura e pesam cerca de 27-32kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Um cão gentil, generoso e fácil de controlar, o Setter Irlandês vermelho e branco é um companheiro feliz e carinhoso e também um trabalhador entusiasta. Uma vez que tem muita energia, necessita de um dono ativo que satisfaça as suas necessidades a nível de exercício.

História e Origem

Intimamente ligados com o Setter Irlandês (Vermelho), a raça canina Setter Irlandês vermelho e branco remonta ao século XVIII, apesar de cães de caça vermelhos e brancos já terem sido documentados no século XVI. Os Setters foram cães de desporto utilizados pela aristocracia rural nos séculos XVII e XVIII, e a maioria deles era vermelho acompanhado de branco. Contudo, no final do século XIX, a pelagem vermelha foi privilegiada e o Setter Irlandês vermelho e branco esteve em perigo de extinção. Felizmente, sobreviveram exemplares suficientes para recuperar a raça após a Primeira Guerra Mundial.

Tal como sucede em várias raças, os Setter Irlandeses vermelhos e brancos são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Têm também tendência para distúrbios gastrointestinais.

Um cão ativo e enérgico, o Setter Irlandês vermelho e branco necessita de duas horas ou mais de exercício por dia, incluindo atividades de corrida livre.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças caninas de porte pequeno.

Recomenda-se escovar/pentear a pelagem duas vezes por semana, dando especial atenção à plumagem, (pelos mais compridos na cauda, na parte traseira das patas, peito e barriga). Se tal for ignorado, corre o risco de a pelagem comprida se emaranhar.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.