Your Pet, Our Passion.

Setter Inglês

Esta raça canina de porte grande e elegante tem uma constituição simétrica e volumosa. São os exemplares típicos que exprimem a força, graciosidade e resistência. A pelagem comprida e lisa do Setter Inglês é acetinada e com muita plumagem.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Os Setter Ingleses são amistosos, meigos e apegados aos seus donos. São cães animados, sociáveis que avisam a chegada de visitas e as tratam como se as conhecessem desde sempre! Toleram bem as crianças e têm um grande nível de tolerância – no entanto não abuse da sua generosidade. São felizes por natureza com outros cães e animais domésticos.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

As origens da raça canina Setter Inglês remontam ao século XVI, onde estes cães eficazes desempenhavam as suas funções de caçador de aves. A origem da raça é controversa. Uns apontam que a raça é um cruzamento de vários spaniels espanhóis, que atuam em terra. Outra teoria é que a raça foi criada através de um cruzamento entre o antigo Spaniel de Água, o antigo Pointer Espanhol e os primeiras estirpes de Springer. A versão mais antiga redigida sobre esta raça é uma tradução ("Of Englishe Dogges" [Cães Ingleses], do Dr. Johannes Caius) do latim de 1576, no entanto duvida-se se realmente esta obra se refere aos antepassados do setter atual.

A primeira exposição canina com a presença desta raça ocorreu em 1859, em Newcastle-upon-Tyne, no nordeste de Inglaterra.

Tal como sucede em várias raças, os Setter Ingleses são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. No caso da surdez congénita propensa a esta raça, aconselha-se exames para o efeito em idade precoce.

Esta raça requer muito exercício – são necessárias mais de duas horas de exercício por dia para um adulto saudável. Certifique-se que tem o jardim bem protegido pois tem tendência para se libertar.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Estes cães são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem do Setter Inglês requer alguns cuidados adicionais. Aparar a pelagem para se sentirem confortáveis, aparar regularmente o pelo excessivo entre as almofadas plantares e debaixo das orelhas. Manter a circulação de ar nos ouvidos para evitar infeções. Cuidar periodicamente da plumagem. É necessário dedicar mais atenção a esta raça se o objetivo for a exibição em exposições.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.