Your Pet, Our Passion.

English Springer Spaniel

O English Springer Spaniel é um cão compacto, de porte médio e atlético com orelhas compridas. Este cão tem uma expressão alerta, generosa e de confiança. A pelagem é lisa de comprimento médio com alguma plumagem e pode ser branca e preta, cor de fígado e branca ou qualquer uma destas com manchas castanhas. O English Springer adulto mede cerca de 51cm e pesa cerca de 23-25kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Springer Spaniel típico é extrovertido por natureza, amigável, ansioso por agradar e aprende facilmente. Em regra geral, dão bons companheiros e cães de família, sendo bem comportados e disciplinados. Exemplares de cruzamentos mal sucedidos poderão ser teimosos, tímidos ou agressivos, mas são a exceção e não a regra. Os English Springer Spaniel de exposição parecem ser mais calmos e menos ativos do que os exemplares desta raça destinada ao trabalho.

História e Origem

Todos os Spaniels têm origens que remontam aos spaniels de Espanha, designação comum dada a diversas raças que foram sendo desenvolvidas em Espanha até ao século XVII. Os cães de porte grande foram os antepassados da atual raça canina English Springer Spaniel. Em 1892, o clube de canicultura inglês reconheceu o Cocker e o Springer Spaniel como raças distintas apesar de, por vezes, surgirem da mesma ninhada. Os dois clubes das raças caninas passaram, então, a julgar os cães pelas suas habilidades e resolveram estabelecer um estalão de conformidade para cada raça. O seu objetivo inicial era localizar e springing a caça para a rede com falcões ou galgos que também eram utilizados pelos caçadores.

Atualmente cabe ao cão a tarefa de, através do seu faro excecional, localizar a presa e “levantar” a caça e seguidamente recolher a ave abatida.

O English Springer Spaniel é geralmente uma raça robusta. Contudo, tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias, e à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. A anemia também se evidencia com frequência nesta raça.

Estes cães adoram atividades ao ar livre e têm uma energia inesgotável. Esta raça requer muito exercício e treinos para satisfazer as suas necessidades energéticas. Recomenda-se mais de duas horas para um adulto saudável, senão podem surgir problemas comportamentais. Adoram estar presentes em todas as atividades familiares e, como tal, são ideais para uma família em crescimento. Preenchidas as suas necessidades, mostram-se calmos e satisfeitos.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem do Springer Spaniel é lisa ou ondulada, de comprimento médio, e as orelhas, peito, patas, cauda e a parte debaixo do corpo devem apresentar uma plumagem moderada. Cuidar da plumagem sempre que necessário. Aparar a pelagem nas zonas da cabeça, patas e orelhas. Após cada passeio remover todos os detritos existentes na pelagem, se aplicável.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.