Your Pet, Our Passion.

Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é um cão de porte médio e bem equilibrado, de pelagem lisa e acetinada com plumagem nas patas dianteiras.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Estes cães ocupados e amistosos adoram o companheirismo humano e têm um enorme prazer em agradar os seus donos. São animais de estimação ideais para conviver com crianças e outros animais domésticos. Uma raça canina muito alegre, constantemente a abanar a cauda e a trazer "presentes" para todos. Treina-se facilmente, e tem grande vontade de aprender e agradar.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

O Cocker Spaniel Inglês é a estirpe mais antiga do grupo da raça Spaniel que atua em terra. As suas origens remontam à Espanha do século XIV. Antes do século XVII, as diversas versões da raça canina Spaniel eram classificadas em conjunto; os maiores eram utilizados para atividades spring e a função dos mais pequenos era levantar e recuperar as galinholas. E assim foram batizados com os nomes de Springer e Cocker. Em 1892, o clube de canicultura inglês separou as duas raças.

Do outro lado do Atlântico, os americanos utilizavam a mesma raça para apurar um Cocker ligeiramente diferente, atualmente reconhecida como uma raça distinta - o Cocker Spaniel Americano.

Um dos problemas mais comuns no Cocker Spaniel Inglês são as recorrentes infeções nos ouvidos devido às suas orelhas compridas. Tal como sucede em várias raças, esta raça é propensa a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se teste oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Estes cães adaptam-se facilmente à situação familiar, mas lembre-se que são cães de caça e, como tal, devem ser exercitados consideravelmente, no mínimo uma hora por dia, de preferência mais. A sua atividade predileta é nadar, portanto tome especial atenção a espaços aquáticos existentes nos arredores para garantir a segurança do seu animal. Dê-lhes algum tempo sem trela para correrem e esgotarem a sua energia.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A sua pelagem deve ser escovada várias vezes por semana e verifique os ouvidos  regularmente para garantir que estão limpos e saudáveis. O seu pelo deve ser removido 3 a 4 vezes por ano por um cabeleireiro canino. Contudo, é possível aprender a fazê-lo sozinho.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.