Your Pet, Our Passion.

Clumber Spaniel

O Clumber Spaniel é um cão de porte grande e forte, mais pesado e mais volumoso que as outras raças do grupo spaniel. Mede por volta de 45-50cm em adulto e os machos adultos pesam entre 30-34kg e as fêmeas 25-30kg. A pelagem abundante e acetinada pode surgir em branco com manchas de cor de limão ou de laranja e o focinho tem sardas.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Esta raça é um pouco mais reservada que outros spaniels, a raça Clumber Spaniel é meiga e dão bons cães de família – mas prepare-se para alguma baba! Pode ser um pouco teimoso, mas normalmente gostam de agradar, portanto é um aluno gratificante desde que tenha a motivação adequada.

História e Origem

Há muito tempo que o Clumber Spaniel é considerado uma raça francesa, trazida para o Reino Unido há mais de dois séculos pelo Duque de Noailles que, por forma a proteger os seus cães durante a revolução, ele ofereceu o seu canil de spaniels premiados ao Duque de Newcastle em Clumber Park, Nottinghamshire. Há poucas provas a sustentar esta teoria e acredita-se atualmente que esta é uma criação britânica, desenvolvida a partir de spaniels de caça e de outras raças.

Tal como sucede em várias raças, o Clumber Spaniel é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Esta raça é reconhecida pelo seu excelente focinho – devido ao seu forte instinto farejador, perde-se nos passeios a farejar! Por esta razão, é essencial que ele responda de forma fiável aos comandos do dono em passeios sem trela. É mais lento do que as outros padrões spaniels, e contenta-se com cerca de uma hora de exercício por dia.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças caninas de porte pequeno.

Possui uma pelagem abundante, acetinada e lisa, com pelo (plumagem) mais comprido nas patas e peito que fica emaranhado se for negligenciado. A pelagem na região das patas deve ser aparada para evitar nós e deve-se verificar regularmente as orelhas.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.