Your Pet, Our Passion.

Basset Hound

Os Basset Hound são cães grandes com patas curtas ("Basset" vem da palavra francesa "bas" que significa "baixo"). Do grupo de cães farejadores, esta raça foi originalmente usada para caçar pequenos animais, mas agora são populares como cães de família devido ao seu comportamento relaxado e afetuoso.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Apesar de parecer taciturno e sério, o Basset Hound é sociável, calmo e brincalhão. É carinhoso, afeto pelas crianças e dá-se bem com outros cães e animais domésticos. Recebem estranhos com alegria, contudo em caso de perigo ladram alto. Os exemplares desta raça não apreciam estar sozinhos durante muito tempo, portanto se tiver de deixar o seu cão durante algum tempo sozinho, aconselha-se arranjar uma companhia congénere.

História e Origem

País de Origem: França

Esta raça foi pela primeira vez mencionada em França no século XVI, tendo sido criada por monges medievais para caçar em áreas de vegetação densa. Contudo, foi nas ilhas britânicas que a raça floresceu na segunda metade do século XIX. Em 1866, um par de sabujos pertencentes ao Marquês de Tournon foram importados para o Lorde Galway de Inglaterra e, mais tarde resultou uma ninhada que foi enviada para o Lorde Onslow que continuou o desenvolvimento de uma matilha fenomenal ao cruzá-la com outras importações da matilha de Coultreux oriunda da Normandia. Esta importação foi interrompida de imediato e a versão britânica da raça canina Basset foi desenvolvida autonomamente.

Os problemas de saúde mais comuns no Basset Hound estão relacionados com a forma do seu dorso. Têm tendência para deformações vertebrais e desenvolvimento anormal das articulações, nomeadamente a nível dos cotovelos. A obesidade pode agravar estas patologias. Estão também predispostos a infeções nos ouvidos e na pele, assim como a patologias oftalmológicas, sendo assim necessário examiná-los regularmente.

Esta raça requer cerca de uma hora de exercício por dia. Os Basset Hounds têm tendência para serem preguiçosos à menor oportunidade. O exercício é fundamental para evitar a obesidade e mais tarde problemas na zona lombar. Porém, o exercício deve ser restringido durante os períodos rápidos de crescimento para prevenir complicações a nível das articulações. Os Bassets não devem subir nem descer escadas até aos seus 18 meses de idade devido ao seu dorso longo.

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem curta e sedosa requer pouco cuidado – basta escová-la uma vez por semana. Limpe as pregas da pele sempre que necessário e verifique regularmente as suas orelhas compridas para detetar atempadamente qualquer infeção.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.