Your Pet, Our Passion.

Otterhound/Cão de Lontra

Um sabujo de porte grande e forte criado para atuar na água, o Cão de Lontra tem uma pelagem resistente à água, oleosa e áspera, abrangendo todas as cores típicas de um sabujo (consulte o estalão da raça para obter mais informações). Os machos adultos medem cerca de 69cm e as fêmeas 61cm, e pesam aproximadamente entre 36-54kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Um cão generoso e amistoso, o Cão de Lontra de porte grande pode ser turbulento, portanto, apesar de se dar bem com crianças, deverá prestar alguma atenção com crianças mais pequenas para evitar acidentes. É um sabujo divertido e despreocupado que gosta de ar livre e necessita de um lar ativo.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

As lontras são atualmente raras e protegidas, mas antigamente eram consideradas roedores que ameaçavam os recursos piscícolas preciosos nos lagos e, assim, os cães foram criados para as caçarem. O registo mais antigo deste facto remonta ao reinado de Henrique II no século XII. Surgiu no século XVIII um tipo de Cão de Lontra semelhante ao que conhecemos atualmente. Em 1978, foi proibida a caça à lontra em Inglaterra e, sem um propósito, a raça entrou em declínio, sendo agora considerada vulnerável e ameaçada.

Tal como sucede em várias raças, o Cão de Lontra é propenso à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Como seria de esperar, o Cão de Lontra adora brincar na água e não é o cão ideal para quem se preocupa muito com a sua casa! É necessário ter uma resposta ao comando fiável antes de realizar passeios sem trela, pois poderá sair disparado atrás de algo de interesse. No entanto, durante o seu período de crescimento, evite o exercício em demasia para não prejudicar as suas articulações; em adulto recomenda-se duas horas por dia de exercício físico.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Cães de Lontra são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem do Cão de Lontra tem cerca de 4-8cm de comprimento, é espessa e áspera e a pelagem dupla poderá parecer oleosa. Recomenda-se escová-la duas vezes por semana, mantendo a sua barba limpa. As orelhas descaídas devem ser verificadas regularmente para garantir que estão limpas e saudáveis.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.