Your Pet, Our Passion.

Cão da Terra Nova

O cão da Terra Nova é mais bem descrito como um gigante gentil. São grandes e pesados tanto a nível de estrutura ósseo como de pelagem. Em cachorros parecem ursos de peluche fofos, mas esta fase não dura muito tempo, pois crescem muito depressa. Podem ser pretos, castanhos ou brancos e pretos (Landseer). Os machos adultos medem, em média, 71cm e pesam entre 64-69kg; as fêmeas adultas medem 66cm e pesam entre 50-54,5kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Os cães Terra Nova são dóceis, meigos e são ótimos animais de estimação, gostando de conviver com pessoas e outros animais. Têm um instinto natural para salvar vidas, o que poderá ser um inconveniente pois tentarão constantemente tirá-lo da água! São cães extrovertidos, cheios de energia e diz-se que são das raças mais amistosas.

História e Origem

Especula-se que a raça canina Terra Nova (ou "Newfie") não tivesse habitado na Terra Nova. Porém, a ilha era habitada por nativos e pelos seus cães de tipo lobo no século XV. Estes cães foram utilizados para caçar, trazer e transportar cargas. Durante a colonização da ilha, os colonos apenas mantiveram os cães mais obedientes e úteis. Os cães que sobreviveram foram cruzados com outros que foram introduzidos na ilha pelos comerciantes e a ninhada resultante foi entregue à sua sorte. Ao longo dos anos, novos cruzamentos culminaram na formação e revigoramento da raça, dando lugar ao Terra-nova atual. No início do século XVIII, foi difundida a notícia por toda a Europa sobre estes cães extraordinários que conseguiam transportar cargas pesadas e, então, começaram a ser reproduzidos com afinco.

Tal como sucede em vários cães, a raça Terra Nova pode também ter displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Tem também tendência para uma patologia na bexiga e uma cardiopatia específicas.

Deve-se acompanhar o exercício dos cachorros Terra Nova durante o seu período de crescimento para evitar que ele prejudique a sua estrutura óssea ou articulações. A sua atividade predileta é a natação. Um adulto saudável e em forma necessita de, no mínimo, uma hora de exercício por dia, apesar de estar disposto a aceitar mais.

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

A pelagem dupla é densa, oleosa e resistente à água e necessita de muita atenção relativamente aos cuidados a ter. Os cães Terra Nova devem ser escovados diariamente, dando especial atenção à plumagem nas patas, para evitar riças.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e em controlo seguro. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e podem ser desconfiados com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar potenciais problemas de tratamento e de comportamento mais tarde.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.