Your Pet, Our Passion.

Golden Retriever

Conhecido pela sua pelagem dourada e brilhante de comprimento médio, este cão de cobro de porte grande tem uma expressão simpática com movimentos fluidos de uma simetria perfeita e magnífica e uma marcha com passos largos e poderosos.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Golden Retriever é um cão gentil com uma disposição equilibrada e normalmente adapta-se bem a uma vida familiar. Adora estar envolvido em todos os assuntos, seja dentro ou fora de casa. São, acima de tudo, cães de cobro e tentarão arrastar, puxar ou transportar qualquer coisa que consigam colocar na boca. Também adoram a água e deve-se garantir a sua segurança quando estão perto de qualquer espaço aquático. Porém, os Golden Retrievers são cães inquietos e deve-se ter muito cuidado durante o treino, mantendo-se sempre uma certa sensibilidade.

História e Origem

O Sir Dudley Marjoribanks (Lorde Tweedmouth) gostou da cor amarela do cão de cobro e adquiriu um cão chamado "Nous" em Brighton, Inglaterra, em 1865 e cruzou-o com uma cadela Tweedwater Spaniel, que era uma cadela de cobro de cor de fígado. Após 20 anos de cruzamentos, e utilizando Labradores Retrievers, Setters Vermelhos e provavelmente um Bloodhound ou dois para melhorar o faro e aumentar a sua estatura, foi desenvolvida a raça canina Golden Retriever. Em 1908, foram registados e exibidos como Golden Flatcoats até 1913 quando a denominação foi alterada para Golden ou Yellow Retrievers até que, finalmente, em 1920, adotaram o nome que hoje têm.

Tal como sucede em várias raças, o Golden Retriever pode ter vários distúrbios oftalmológicos hereditários, displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Os Golden Retrievers adultos necessitam de uma quantidade considerável de exercício para se manterem em ótimas condições. Certifique-se que, em cachorros, não fazem demasiado exercício para não desenvolverem problemas ósseos ou nas articulações. Duas horas de exercício por dia deverão ser suficientes para um adulto saudável, apesar de ter capacidade para mais!

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Golden Retrievers são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem densa dos Golden Retrievers requer cuidados regulares. O subpelo é extremamente denso e impermeável à água e terá de ser cuidado permanentemente para não formar nós e causar dores e desconfortabilidade ao animal. Embora o comprimento da pelagem atraia a água e a lama, após seca é de fácil limpeza.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.