Your Pet, Our Passion.

Chesapeake Bay Retriever

Um cão de porte grande, musculoso e poderoso com membranas interdigitais. A pelagem resistente à água do Chesapeake Bay Retriever é curta e espessa, áspera e oleosa com um subpelo fino e lanudo. A pelagem é descrita como "relva morta", uma cor entre a palha e o marrom; pode ser também vermelha/dourada ou castanha. Os machos adultos medem entre 58-66cm e pesam entre 30-36 kg. As fêmeas adultas medem 53-61cm e pesam 25-32kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Os Chesapeake Bay Retrievers são cães independentes e, ao mesmo tempo, carinhosos. Adoram crianças, mas são brutos a brincar. O Chesapeake Bay Retriever é um protetor por natureza e é dotado de uma capacidade visual elevada, alegre e alerta sobre a vida, e aprecia a interação com outros cães e pessoas. Não se recomenda a donos inexperientes.

História e Origem

O Chesapeake Bay Retriever é uma raça canina oriunda dos Estados Unidos desenvolvida pelos colonos a partir de cães britânicos, para atuar na água e recuperarem a caça das águas geladas (patos e outras aves). A história desse cão norte-americano remota a 1807, ano em que um navio inglês naufragou na costa de Maryland com dois cachorros Terra Nova. Os cachorros foram dados aos socorristas como forma de agradecimento. Ambos os cães foram acasalados com cães Retrievers autóctones e essa ninhada foi depois cruzada com Retrievers de pelo Liso e de pelo Encaracolado, Cães d'Água Irlandeses e Coonhounds para apurar a raça Chesapeake Bay Retriever que hoje conhecemos.

Tal como sucede em várias raças, o Chesapeake Bay Retriever é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

O Chesapeake Bay Retriever necessita de exercício abundante para evitar comportamentos inadequados. Adoram a água, nadar e atividades de cobro. Esta raça requer mais de duas horas de exercício por dia. Não são cães ideais para a cidade ou para o ócio.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Chesapeake Bays são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensção de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem do Chesapeake é espessa e curta com um subpelo denso e lanudo. Ela pode ser ondulada, mas não é geralmente encaracolada, e oleosa. Evitar dar banho para o pelo não perder a sua característica impermeável. Escová-la apenas durante a época de queda para remover os pelos mortos e soltos. Dar banho e escovar em demasia pode danificar a textura do pelo.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.