Your Pet, Our Passion.

Retriever (Pelo Liso)

O Retriever de pelo Liso é um cão comprido, esguio, ativo e esperto com uma expressão inteligente. Tem uma pelagem densa e lisa com um brilho forte, nas patas e na cauda é mais peludo e transmite um ar poderoso e veloz. A pelagem é comummente de cor preta sólida ou de fígado sólido. A medida ideal de um macho adulto oscila entre 58-61cm e o peso é de cerca de 27-36kg; as fêmeas adultas medem entre 56-58cm e 25-32kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Retriever de pelo Liso é um cão generoso, animado e gosta muito de conviver com pessoas. Demora a amadurecer, mantendo assim o seu temperamento de cachorro por mais tempo. Em casa revela-se um parceiro devoto à família, equilibrado e sociável, mas com um latir profundo que anuncia a chegada de visitas e de estranhos. É um cão entusiasta e sempre a abanar a cauda. Se lhe for concedida a devida atenção, poderá desenvolver todas as qualidades de um animal de estimação.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

As raças caninas que desempenharam funções de cobro foram desenvolvidas no início do século XIX, uma vez que a única função desses cães era trazer as presas abatidas ao seu dono. O Retriever de pelo Liso foi desenvolvido através do Terra Nova Menor como um cão de cobro que atuava em terra e evoluiu para um excelente cão de cobro que atuava tanto em terra como na água, sendo muito privilegiado pelos guardas de caça. Possuia também capacidades adicionais como o levantamento da caça escondida e perseguição da presa em zonas montanhosas. O mérito por criar esta raça é atribuído a J. Hull que começou a criá-los em 1864 e, mais tarde, começaram a ser habitualmente utilizados em propriedades na Grã-Bretanha. 

Raça suscetível a uma determinada patologia cancerosa agressiva. Tal como sucede em várias raças, é também propensa a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

O Retriever de pelo Liso é um trabalhador incansável e, como companheiro, é capaz de percorrer longas distâncias, mas também se satisfaz com um exercício moderado. Está disposto a participar em qualquer atividade. É um excelente cão de água e nadador exímio, apreciando esta forma de exercício.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Flat Coated Retrievers são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Os Retrievers de pelo Liso necessitam de ser escovados diariamente para manter a sua pelagem bonita e brilhante. Deve-se conferir especial atenção à plumagem que pode atrair detritos e verificar as suas patas com regularidade (lama ou outros corpos estranhos para evitar infeções cutâneas.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.