Your Pet, Our Passion.

Lébrel Irlandês

O mais alto de todas as raças caninas, a altura mínima para um Lébrel Irlandês macho adulto é 79cm e para a fêmea 71cm. A altura média geral é 81-86cm, com os machos adultos a pesarem no mínimo 55kg e as fêmeas adultas 41kg. Apesar de ser enorme, é esbelto e atlético. A pelagem de comprimento médio e áspera surge em cinza, malhada, vermelha, preta, branca, fulva, trigo e cinza chumbo.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Amigável e simpático, o Lébrel Irlandês é o gigante gentil do mundo canino – mas os cachorros e jovens adultos são enérgicos e turbulentos pelo que poderão não ser ideais para uma família com crianças pequenas. Dá-se bem com outros cães, mas alguns podem sentir-se intimidados pela sua dimensão. O seu porte gigante torna-o inadequado para muitas famílias, mas aquelas que estiverem dispostas a satisfazer as suas necessidades, é o companheiro ideal.

História e Origem

O cão Lébrel Irlandês é uma raça antiga. Registaram-se grandes cães lobos na Irlanda há mais de 2 000 anos. Raça frequentemente vista em famílias reais e nobres, o Lébrel Irlandês tem uma história longa e fascinante. Ele era utilizado como cão de guerra para derrubar os guerreiros dos cavalos ou das carruagens e como caçador de lobos. O último lobo na Irlanda foi morto em 1786 e a popularidade da raça entrou em declínio, situação que se agravou no período de Grande Fome na década de 1840, mas foi depois recuperada por entusiastas dedicados.

Com um tempo de vida inferior à maioria das raças, os problemas de saúde mais graves desta raça é o osteossarcoma (neoplasia óssea primária mais comum nos ossos) e cardiopatias. Já foram registadas algumas doenças hereditários como patologias hepáticas e oftalmológicas, mas são muito raras devido aos testes de rotina e programas de reprodução rigorosos.

Um cão de porte grande, porém ativo e surpreendentemente rápido e ágil. Um Lébrel Irlandês adulto e saudável necessita de, no mínimo, duas horas de exercício por dia. Evitar o exercício físico em demasia em cachorro para evitar problemas na sua estrutura óssea.

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

A pelagem áspera e dura do Lébrel Irlandês requer poucos cuidados. Basta escová-la duas vezes por semana.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.   

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.