Your Pet, Our Passion.

Rottweiler

Os Rottweilers (ou "Rotties") são cães de porte grande, compactos, conhecidos pelas suas pelagens pretas lisas com manchas claramente definidas de cor de ferrugem. São cães muito fortes, poderosos e ágeis para o seu tamanho e são capazes de correr e saltar com facilidade.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Os Rottweilers são extremamente fiéis aos seus tratadores e aos seus donos. Em casa revelam ser excelentes cães de guarda. É uma raça popular com criadores sem escrúpulos, por isso é importante encontrar um cachorro bem socializado e cruzado, pois o temperamento varia de cão para cão. Nunca é demais salientar a importância da socialização e do treino precoce! Não se recomenda esta raça a pessoas inexperientes.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

Presume-se que os antepassados do Rottweiler foram recrutados pelas legiões romanas para conduzir e guardar os seus rebanhos enquanto atravessavam os Alpes. Na Idade Média, em Rottweil, na Alemanha, estes cães foram cruzados com cães pastores autóctones para criar o "Rottweiler Metzgerhund", o Cão Talhante de Rottweil. Os talhantes recrutavam estes cães para guiar e guardar os seus rebanhos à medida que andavam de cidade em cidade.

No século XIX, o pastoreio de gado tornou-se ilegal na Alemanha e a raça canina Rottweiler sofreu uma queda de popularidade até 1914 quando foram utilizados novamente na guerra, atestando as suas capacidades mentais e físicas.

Tal como sucede em várias raças grandes, o Rottweiler pode vir a sofrer de uma gastropatia específica (dilatação vólvulo gástrica) e de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Nesta raça o exercício é imprescindível! Caso contrário poderá desenvolver um comportamento agressivo e inadequado. Visto ser um cão energético, ele deverá ter a oportunidade de correr no campo, mas sempre perto de seus donos. Um adulto necessita de mais de duas horas de exercício por dia.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Rottweilers são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

É uma das raças mais fáceis de cuidar. Escova o seu cão de vez em quando com uma luva de borracha adequadapara o efeito – e com maior frequência durante as épocas de queda de pelo.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.