Your Pet, Our Passion.

Dobermann

Este é um cão moderadamente grande, poderoso mas elegante. A pelagem é sedosa e curte e o seu porte orgulhoso pode ser comparado a um cavalo de sangue puro. São cães cheios de energia e inteligentes, o que os torna grandes guardiões e candidatos incríveis para trabalhos policiais e militares.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Dobermann necessita de atividades mentais e físicas para extravasar a sua energia. Devem ser devidamente treinados uma vez que um cão aborrecido irá desenvolver problemas comportamentais. O Dobermann dá um animal de estimação familiar maravilhoso se for socializado precocemente com outros cães, animais de estimação e crianças. É leal e carinhoso, e irá certamente proteger o lar. Porém, tem tendência para se afeiçoar só a um dono e não aceita provocações pelo que se deve ensinar as crianças a comportarem-se perto destes cães. O dono é responsável pelo comportamento do seu cão. Não é a raça indicada para si se não lhe conseguir dedicar tempo, ou não tiver experiência com cães.

História e Origem

Um guarda noturno alemão com diversas raças caninas, encarregado de um canil e coletor de impostos chamado Senhor Louis Dobermann necessitou do derradeiro cão de proteção para acompanhá-lo nas suas rondas. Para tal, esta raça foi concebida no final do século XIX. Presume-se que descendem de Rottweilers e de Dogues Alemães pelo seu tamanho e força, Galgos pela sua velocidade, e Manchester Terriers pela sua pelagem elegante e silhueta graciosa, assim como pela tenacidade dos terriers. Outras raças que eventualmente partilharam a sua linhagem foramo os Schnauzers, os Pinschers Alemães, Pastores Alemães, os Pointers de pelo Curto e Weimaraners.

O primeiro cão de raça Dobermann (ou "Dobie") foi inscrito no livro de registos de raças alemão em 1893.

O problema de saúde mais comum nos Dobermanns são doenças cardíacas, problemas que incidem sobre a região cervical da coluna (síndrome de Wobbler) e a doença de von Willebrand (distúrbio hemorrágico). Tal como sucede em várias raças, são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). É importante submetê-lo a testes oculares e ao despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

As sessões de exercício devem ser curtas, mas frequentes até o cão ter 12 meses de idade. Exercitar o cão em demasia pode levar a problemas nas articulações. É uma raça ativa que gosta de correr sem trela. Para além de um treino contínuo, recomenda-se também exercício com uma duração superior a duas horas por dia para um Dobermann adulto saudável.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Estes cães são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem do Dobermann necessita de poucos cuidados. Escovar a pelagem com uma luva de borracha adequada para o efeito para remover os pelos mortos ou soltos.

Estes cães de porte grande, fortes e confiantes são enérgicos, leais e protetores da sua família. Esta raça é mais indicada para donos experientes, eles necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e apresentarem um comportamento adequado. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e mostram desconfiança com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar futuramente potenciais problemas de tratamento e de comportamento.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.