Your Pet, Our Passion.

Dogue Alemão

O Dogue Alemão é um cão de porte gigante, musculoso e robusto, mas com uma expressão amigável e um desejo genuíno de agradar todos à sua volta, desde humanos a animais de companhia. São facilmente reconhecidos devido à sua grande estatura, bem como à sua cabeça longa e retangular. A sua pelagem curta e elegante surge numa variedade de cores.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Dogue Alemão é um cão afeto, leal, apegado aos seus donos e harmoniza com os amigos próximos da família. Um verdadeiro cão para uma família ativa! Com instinto de proteção, demonstrando, de forma rápida, a sua capacidade de proteção sempre que necessário. Recomenda-se socialização e um treino adequado em idade precoce.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

Foram vistos desenhos de cães semelhantes ao Dogue Alemão em túmulos egípcios que datam de 2 000 a.C. Tinham as patas mais pequenas e assemelhavam-se a Mastins em termos morfológicos. Estes cães foram difundidos por diversos países através de comerciantes. Dá-se crédito aos criadores alemães por refinar a raça tornando-a no cão que atualmente conhecemos. Presume-se que esta raça foi produto do cruzamento entre um Mastim de raça pura e um Galgo para dar o aspeto ágil e delgado do Dogue Alemão. Foram utilizados pela primeira vez em lutas contra touros e, em 1592, pela nobreza para caçar javalis selvagens. No século XIX eram utilizados pelos donos de grandes propriedades para a caça maior.

O Dogue Alemão está predisposto a alguns problemas comuns nas raças de cães grandes, inclusivamente uma patologia específica gástrica (dilatação vólvulo gástrica), cardiopatias, vários distúrbios ósseos e osteossarcoma (neoplasia óssea primária mais comum nos ossos).

Um adulto saudável necessitará de cerca de duas horas de exercício por dia. Ele preza pela sua liberdade ao ar livre com os seus donos, mas também gosta de passar algum tempo em frente à lareira e usufruir da confortabilidade que lhe é proporcionada. O exercício deve ser limitado no período de crescimento, uma vez que em demasia poderá causar graves problemas musculares, ósseos e nas articulações.

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

A pelagem curta, elegante e densa do Dogue Alemão é de baixa manutenção e necessita de ser cuidada todas as semanas ou a cada 10 dias. Poderá fazê-lo com uma luva de borracha adequada para o efeito para remover o pelo morto e solto.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e em controlo seguro. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e podem ser desconfiados com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar potenciais problemas de tratamento e de comportamento mais tarde.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.