Your Pet, Our Passion.

Pastor Alemão

Os Pastores Alemães são uma das raças mais facilmente reconhecidas no mundo. Silhueta musculosa, atento com um caracter nobre e desconfiado. Os cães são ágeis e bem equilibrados e orgulhosos. A sua pelagem surge numa variedade de cores e consiste numa pelagem exterior dura, grosseira e lisa com um subpelo espesso. A altura ideal para os machos adultos é 63cm e para as fêmeas é 58cm. O peso oscila entre 30-36kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Pastor Alemão cria um laço muito íntimo com o seu tratador e quer estar o máximo de tempo possível com ele/ela. Apesar de esta raça necessitar de muita atenção, retribuirá cem vezes mais com lealdade e capacidades de guarda incorruptíveis. Por outro lado, se não dedicar o seu tempo para o socializar e treinar, poderá vir a ter problemas com o seu comportamento no âmbito da auto-confiança e desobediência. Este cão gosta de aprender e responde muito bem ao treino, pelo que deverá ser um excelente aluno nas aulas de treino.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

Criado a partir de variados cães pastores, o Pastor Alemão foi inicialmente concebido para pastorear e as suas origens remontam ao século VII. Os Pastores Alemães (PA) foram apresentados pela primeira vez em 1882, e foi fundado o Verein für Deutsche Schäferhunde (Associação dos Cães Pastores Alemães)em 1899. Foi através deste clube que os pastores alemães foram desenvolvidos para serem utilizados pela polícia e forças armadas, salvando-os assim da extinção em tempos difíceis como foi no início do século XX. Os alemães utilizaram os Pastores Alemães durante a Primeira Guerra Mundial como cães mensageiros e para localizar os feridos. Os soldados Aliados admiraram a inteligência e coragem dos cães, trazendo muitos deles para casa após a guerra, estabelecendo assim a raça noutros países.

O Pastor Alemão tem uma predisposição para alguns problemas, nomeadamente doenças gastrointestinais, uma condição específica gástrica (dilatação vólvulo gástrica), doença na medula espinal e epilepsia. Tal como sucede em várias raças, podem também ter displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Assim, aconselha-se a fazer o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Em cachorro deve ser exercitado com alguma discrição para evitar danos a longo prazo nas articulações ainda moles e em formação. Um Pastor Alemão adulto e saudável necessitará de mais de duas horas de exercício por dia, juntamente com muitas oportunidades para utilizar a sua inteligência nos treinos e em jogos para o efeito.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Estes cães são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal, devido à sua estrutura morfológica; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Recomenda-se escová-lo várias vezes por semana para remover pelos soltos ou mortos. Siga o mesmo procedimento nos exemplares de pelo comprido. A pelagem não necessita de ser aparada e dê-lhe banho sempre que necessário. É um cão que perde muito pelo, mas quanto mais cuidar dele, menos queda de pelo tem.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.  

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.