Your Pet, Our Passion.

Pastor Belga Malinois

O Pastor Belga Malinois é uma raça canina de porte médio, de pelo curto com aspeto ressecado. Embora seja frequentemente confundido com o Pastor Alemão pelo público em geral, são mais quadrados em termos de perfil, com uma estrutura óssea mais leve e uma cabeça mais cinzelada. O Pastor Belga Malinois tem uma cor fulva, vermelha ou cinzenta com um véu preto nas pontas do pelo. A cauda costuma ser mais escura ou ter uma ponta preta, a face apresenta um tipo de uma máscara preta e as orelhas são maioritariamente pretas. Estes machos adultos medem entre 61-66cm e as fêmeas entre 56-61cm. Pesam entre 27,5-28,5kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Pastor Belga Malinois não se destina a qualquer pessoa porque "não é apenas um cão" – é um companheiro dedicado, carinhoso que protege o seu lar e família. Um cão com tendências para guardar, no entanto não se aconselha impulsionar os seus instintos de guarda enquanto cachorros, uma vez que pode ficar confuso e começar a exercer as suas funções de guardião em situações inadequadas. Ele accionará os seus instintos naturais de guarda no momento em que ele achar conveniente.

História e Origem

A raça canina Malinois ou o Pastor Belga desdobrou-se em quatro versões: o Laekenois, o Tervueren, o Groenendael, e o Malinois, assim denominadas conforme as regiões na Bélgica onde foram criadas. Os cães pastores trabalhadores da Bélgica são reconhecidos desde a Idade Média. Na década de 1890, um professor da Escola Veterinária da Bélgica registou estalões para os vários tipos de Pastores Belgas. Verificou-se que o tipo era heterogêneo e a pelagem de extrema diversidade. Assim o Professor resolveu atribuir a cada padrão uma raça distinta. Dentro dos Pastores Belgas, O Pastor Belga Malinois foi o primeiro padrão oficial da raça, seguindo uma criação fiel para preservar a sua espécie. Foi também a primeira raça a tornar-se popular.

Tal como sucede em várias raças, todas os padrões da raça  Pastor Belga Malinois são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

O Pastor Belga Malinois necessita de mais de duas horas de exercício e incentivos mentais diários. Fácil de treinar, consegue destacar-se em provas de agilidade, obediência e outros "desportos" caninos. São cães muito ativos e não devem ser considerados como animais de estimação, por isso não os deixe sozinhos o dia inteiro.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças caninas de porte pequeno.

O Pastor Belga Malinois é um cão com uma pelagem curta e um subpelo lanudo. O pelo é mais espesso na cauda e à volta do pescoço; os membros posteriores têm um pelo mais comprido e a cauda é mais cerrada. Com uma pelagem de baixa manutenção, a pelagem do Pastor Belga Malinois requer cuidados apenas uma vez por semana.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.