Your Pet, Our Passion.

Pastor Belga Groenendael

O Pastor Belga Groenendael é uma raça de cão de porte médio, de pelo comprido com aspeto aparentemente quadrado. Embora sejam frequentemente confundidos com o Pastor Alemão de pelo Comprido, eles apresentam uma estrutura mais quadrada, uma estrutura óssea mais leve, com uma cabeça mais cinzelada e movimentos leves e enérgicos.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Pastor Belga Groenendael é um companheiro carinhoso, dedicado que quer participar em tudo. Os seus instintos naturais de guarda entram em ação se e quando sentirem que é necessário. Protegem o seu lar e família, daí não ser aconselhável incentivar esses instintos de guarda em pequeno, pois podem começar a protegê-lo em situações inadequadas. Recomenda-se uma socialização precoce e minuciosa.

História e Origem

País de Origem: Bélgica

Existem quatro variedades do Pastor Belga – o Groenendael, o Tervueren, o Malinois e o Laekenois –, assim denominados conforme as regiões na Bélgica onde foram criados. Os cães pastores trabalhadores da Bélgica são reconhecidos desde a Idade Média. Na década de 1890, um professor da Escola Veterinária da Bélgica registou estalões para os vários tipos de Pastores Belgas. Eles tinham características semelhantes só diferiam no pelo. O professor definiu as características destes cães e identificou as quatro variedades de Pastores Belgas. O Pastor Belga Groenendael foi desenvolvido a partir de uma cadela preta do tipo de Pastor Belga sendo cruzada com outro tipo de cão pastor preto.. A ninhada resultante tornou-se nos antepassados do Groenendael.

Tal como sucede em várias raças, todas as variedades do Pastor Belga são propensas a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia da anca (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). É importante fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Estes cães destacam-se em provas de agilidade e de obediência, por isso recomenda-se mais de duas horas de exercício e estimulação mental diária. São cães muito energéticos e não devem ser considerados como animais de estimação, portanto não os deixe sozinhos o dia inteiro.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Pastores de Bergamasco são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

O Groenendael é dotado de um pelo comprido que precisa de ser cuidado várias vezes por semana. Tem uma pelagem exterior lisa e abundante com um subpelo extremamente denso. Os machos têm uma pelagem mais comprida do que as fêmeas e a sua "juba" à volta do pescoço é também mais abundante nos machos.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.