Your Pet, Our Passion.

Pastor da Anatólia

Uma espécie de cão de tipo Mastim de porte gigante, poderoso. O Karabash macho mede entre 74-81cm em adulto e a fêmea 71-79cm. Os machos adultos pesam 50-64kg e as fêmeas 41-59kg. A pelagem curta e densa pode apresentar qualquer cor, com ou sem manchas e orelhas pretas distintivas, e é frequentemente fulva ou fulva escura, por vezes com branco.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

As características desta raça ainda estão presentes nos dias de hoje – é territorial por natureza, independente e muito inteligente. É essencial uma socialização precoce e contínua e um treino contínuo devido aos seus fortes instintos de proteção. Certifique-se que o seu jardim tem uma vedação segura e alta para ele não se libertar. Mantenha-o ocupado, uma vez que poderá tornar-se destrutivo ou problemático se sentir entediado.

História e Origem

O Pastor da Anatólia, também conhecido como Karabash, é uma raça antiga que descende do Mastim e dos cães de pastoreio do Médio Oriente. Altos, atléticos e poderosos, estes cães protegiam os seus territórios contra predadores ferozes, nomeadamente ursos e lobos. Hoje em dia estes cães assumem as funções de guarda do rebanho e cabras na Turquia, onde são considerados um símbolo nacional e designados "Coban Kopegi" (traduzido como o "Cão do Pastor").

O Pastor da Anatólia é geralmente uma raça muito robusta, mas, tal como sucede em várias raças, pode vir a sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

A pelagem destes cães de guarda turcos adapta-se perfeitamente às condições climatéricas extremas (invernos rigorosos e épocas estivais muito quentes). A sua pelagem é curta e densa e é dotada de um subpelo espesso. Necessita de ser escovada uma ou duas vezes por semana. Queda excessiva de pelo nos períodos de mudança.

Estes cães de porte grande, fortes e confiantes são enérgicos, leais e protetores da sua família. Esta raça é mais indicada para donos experientes, eles necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e apresentarem um comportamento adequado. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e mostram desconfiança com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar futuramente potenciais problemas de tratamento e de comportamento.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.