Your Pet, Our Passion.

Manchester Terrier

Um cão de porte pequeno/médio, o Manchester Terrier possui uma aparência elegante e uma pelagem curta, macia e lustrosa preta e com manchas específicas de castanho (consulte o estalão da raça para obter mais informações). Compacto, elegante e com umuma aparência saudável. Os machos adultos medem cerca de 41cm de altura e as fêmeas 38cm, e o peso oscila entre 7-9kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Manchester Terrier é um terrier típico em muitos aspetos – pode ser muito teimoso, barulhento e tenaz. Tem também todas as qualidades de um terrier – é extremamente leal aos seus donos e é um companheiro divertido e carinhoso.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

Os Terriers Pretos e Castanhos foram utilizados para exterminar ratos e para o controlo de pragas na época isabelina, tendo esta prática continuado durante séculos. No século XIX, foram utilizados para caçar coelhos e, em meados desse século, foram introduzidos animais com pernas mais compridas (semelhantes ao Whippet) para criar o terrier mais elegante e refinado que temos atualmente. A raça canina Manchester Terrier tornou-se conhecida no final do século XIX, uma vez que havia imensos na cidade, e foram recrutadps para as fábricas da indústria do algodão para o controlo da população de roedores.

O Manchester Terrier é geralmente uma raça saudável. Tal como sucede em muitas raças pequenas, podem sofrer de luxações patelares (rótulas que saem do sítio). Também foi registada uma patologia hemorrágica hereditária (doença de Willebrand) nesta raça.

Requer uma hora de exercício por dia, apesar de estar disposto a aceitar mais. Os seus instintos de caçador poderão pô-lo em perigo, por isso antes de realizar passeios sem trela, recomenda-se uma resposta ao comando fiável.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Escova a pelagem curta e sedosa do seu Manchester Terrier uma vez por semana para remover o pelo morto.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.