Your Pet, Our Passion.

Kerry Blue Terrier

Um cão musculoso e compacto, o Kerry Blue Terrier é robusto, revestido com uma pelagem ondulada, macia e acetinada de cor azul com ou sem manchas pretas. Os machos adultos medem cerca de 46-48cm e pesam 15-17kg e as fêmeas adultas pesam e medem pouco menos.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Sendo um terrier típico, o Kerry Blue é um cão alerta, carismático e confiante, podendo ser teimoso. Requer disciplina devido aos seus instintos de caça, no entanto a eficácia disciplinar nem sempre funciona! Alguns poderão criar problemas com outros cães, pelo que é importante uma socialização precoce e um treino contínuo.

História e Origem

País de Origem: Ireland

A raça canina Kerry Blue Terrier eram cães de quinta polivalentes. Outrora utilizada como cães de guarda para propriedades, para manter os roedores sob controlo, caçar e para recuperar a caça míuda e ainda pastorear o rebanho. Diz-se que esta raça descende de um cão que nadou até à costa irlandesa vindo de um naufrágio – no entanto existem diversas especulações. Alguns defendem a teoria de que o cão era um spaniel pequeno azul cinza da Armada Espanhola, outros cogitam que o único sobrevivente de um naufrágio na Baía de Tralee foi um Terrier Preto Russo, e ainda há quem diga que era um Cão d'Água Português vindo de um cargueiro. Como o próprio nome sugere, presume-se que o cão se terá reproduzido com terriers nativos para criar o Kerry Blue.

Geralmente é uma raça bastante saudável. Contudo, podem surgir com mais frequência distúrbios dermatológicos e oftalmológicos.

Recomenda-se uma hora de exercício por dia, apesar de o Kerry Blue Terrier estar disposto para mais. O Kerry Blue é muito versátil e gosta de agilidade e de outros desportos caninos. Verifique a pelagem após os passeios uma vez que esta atrai sementes de ervas e outros corpos estranhos, etc.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem ondulada, macia e acetinada não tem tendência a cair, contudo necessita de cuidados diários e de ser tosquiada a cada seis - oito semanas.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.