Your Pet, Our Passion.

Épagneul Breton

O Épagneul Breton é um cão de porte médio com uma estrutura compacta. Têm uma expressão viva e amigável e uma pelagem atraente de comprimento médio, lisa ou levemente ondulada.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Épagneul Breton é um cão de família pacato, carinhoso, brincalhão e gentil. É sociável com pessoas e seus congéneres. Exuberante, animado e enérgico, adora estar ao ar livre.

History and Origins

País de Origem: França

Este cão, outrora chamado Brittany Spaniel, oriundo da França, é um caçador por excelência com capacidades de cobro, apontador e caçador (HPR). O primeiro exemplar foi desenvolvido na região da Bretanha e por isso lhe foi atribuído este nome. Em meados do século XIX, a aristocracia rural britânica, caçadores de perdizes e galinholas, levou os seus pointers e setters consigo para França onde os cruzaram com os cães de caça desse país.

Presume-se que o Épagneul Breton é produto de cruzamentos entre Setter Gordon, Setter Inglês, Spaniel Francês de Fougeres, sendo, atualmente, um dos cães de caça mais populares em França.

Tal como sucede em várias raças, o cão Brittany (ou "Spaniel Bretão") é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. A epilepsia surge também esporadicamente nesta raça.

O Épagneul Breton é um cão muito energético e resistente. Esta raça requer duas horas de exercício por dia, ou mais. O exercício físico e mental é de extrema importância para esta raça, de modo a que possa extravasar a sua elevada energia e vivacidade. Mediante treinos para o efeito, a sua versatilidade permite a participação em diversos passatempos e desportos caninos – desde as provas de flyball até às provas de campo.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem é de média dimensão sem volume e ligeiramente ondulada e tem um pelo mais comprido (plumagem) nas patas dianteiras e uma plumagem mais abundante nas patas traseiras. É suficiente escovar a pelagem duas vezes por semana. Os ouvidos devem ser vistos semanalmente e limpos quando necessário.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.