Your Pet, Our Passion.

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é uma raça miniatura mais conhecida pelo seu pelo comprido e fluido com uma textura muita semelhante à do cabelo humano. A cor da sua pelagem também é invulgar, sendo azul metálica e dourada (castanho rico). Apresenta um postura imponente, mantendo a sua cabeça erguida.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Atrás deste cão de pequenas dimensões esconde-se um temperamento forte. É um cão extremamente impulsivo, ora está a ser mimado ao colo do dono, ora minutos depois já está perseguindo o cão do vizinho. No final de contas, os Yorkies são terriers que dominam e protegem o seu território sem hesitar.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

Presume-se que esta raça tivesse surgido na década de 1850, quando tecelões escoceses e os seus cães migraram para Yorkshire e Lancanshire. Estes "Terriers Escoceses", por vezes também conhecidos como "Halifax Terriers" foram cruzados com outros terriers locais pequenos. Defende-se a teoria de que os seus antepassados são o Manchester Terrier, o Bichon Maltês, o Skye, o Dandie Dinmont, e o Paisley Terrier. Em 1861, o Yorkie participa pela primeira vez numa exposição canina em Inglaterra, ainda classificado como “Terrier escocês”. Em 1886, a raça canina Yorkshire Terrier teve o privilégio de ser reconhecida oficialmente pelo Clube de Canicultura Inglês.

A esperança de vida do Yorkshire Terrier é longa. Contudo, são propícios a desenvolver doenças ou lesões nos ossos, patologias oftalmológicas, luxação patelar, cálculos vesiculares, colapso traqueal e uma doença hepática congénita (Shunt hepático).

O exercício é imperativo no Yorkie para o manter saudável e fit. O Yorkshire Terrier é capaz de se manter a trote por quilómetros, se o deixarem. O Yorkie também gosta de passeios curtos desde que possa exercitar o seu faro e a sua mente. Contudo, lembre-se que os Yorkshire Terriers não são apenas cães de colo, também gostam de correr e brincar como qualquer outro cão. Esta raça requer, no mínimo, meia hora de exercício por dia para um cão adulto.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Enquanto animal de estimação, a pelagem do Yorkshire Terrier necessita de ser escovada diariamente, utilizando uma escova/pente para evitar a formação de nós. Prenda levemente o pelo comprido no topo da cabeça com um elástico. Sempre que escovar a sua pelagem retire o elástico e volte a prender o cabelo para evitar estragos na pelagem. Verificar regularmente a pelagem por baixo e à volta da cauda e remover qualquer impureza existente. Escove também os seus dentes diariamente para evitar doenças bocais e cáries. Se mantiver a pelagem do seu cão cuidada, os demais cuidados diários são rápidos e não demoram mais de 15 minutos.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.