Your Pet, Our Passion.

Skye Terrier

É um terrier de porte pequeno/médio, elegante de dorso comprido e rente ao chão: o macho adulto Skye mede aproximadamente 25-26cm e mede cerca de 105cm desde o nariz até à ponta da cauda. As fêmeas são ligeiramente mais pequenas. O peso dos adultos oscila entre os 16 e 18kg. A pelagem comprida é dura e lisa. É mais curta na cabeça e cobre os olhos, mas não impede a sua capacidade visual. As orelhas podem ser eretas ou descaídas e mais peludas. A pelagem possui diversas cores (consulte o estalão da raça).

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Skye Terrier, normalmente, seleciona um dono do seu seio familiar e é dedicado ao seu dono. Este cão tem uma personalidade forte e pode desconfiar de estranhos, mas possui um bom carácter. É essencial uma socialização precoce com pessoas, outros cães e animais de estimação.

História e Origem

Uma raça oriunda da Ilha de Skye no arquipélago das Hébridas exteriores a noroeste da Escócia, recrutada para o controlo de pragas desde o século XVI. Presume-se que cães sobreviventes de um naufrágio da Armada Espanhola foram cruzados com terriers escoceses locais para produzir um cão de pelo comprido semelhante ao atual Skye. Os terriers escoceses descendem provavelmente dos Cairn Terriers primitivos, e outros descendem dos Spitz dos Visigodos, devido à colonização viquingue na região.

Os problemas de saúde mais comuns registados nesta raça é uma patologia óssea nos membros anteriores que surge nos cachorros em crescimento. Tal como sucede em outras raças de patas curtas e dorso longo, estes cães são suscetíveis a problemas de coluna.

Ao contrário de muitos terriers ativos e sempre prontos para a ação, a raça canina Skye é muito preguiçosa e necessita apenas de cerca de uma hora de exercício por dia.

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem dupla consiste num subpelo macio e curto e numa pelagem exterior dura e lisa que deverá ter um comprimento que não prejudique os movimentos do cão. Mantenha o seu pelo liso e escove-o pelo menos duas a três vezes por semana para impedir a formação de nós e caracóis. Verifique a pelagem após cada passeio, pois esta varre tudo!

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.