Your Pet, Our Passion.

Dandie Dinmont Terrier

Este terrier de porte pequeno/médio é baixinho com um dorso longo. Em adulto, mede cerca de 20-28cm e pesa aproximadamente 8-11kg. Tem olhos grandes, expressivos e uma pelagem distintiva na cabeça acetinada e macia. A pelagem dupla é dotada de um subpelo macio e uma pelagem exterior mais áspera com cores de pimenta ou de mostarda.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Dandie Dinmont Terrier tem alguns traços de terrier: é determinado e tenaz com um espírito independente. É também sensível, carinhoso e dedicado aos seus entes queridos, tornando-o num companheiro gratificante.

História e Origem

Este terrier de trabalho escocês foi desenvolvido no século XVII para caçar texugos, lontras e outras presas. Tinham tanto êxito em encontrar uma refeição que eram apreciados pelos caçadores furtivos; Sugere-se que todos os Dandie Dinmont Terriers modernos tenham por ascentral um cão de um caçador furtivo encontrado numa armadilha na propriedade do Duque de Buccleuch. Também conhecidos como Terriers Mostarda e Pimenta (por causa das cores da sua pelagem). O nome atual da raça foi inspirado de um personagem de um romance de Sir Walter Scott, denominado Guy Mannering. Personagem este que manteve a raça até à data.

Tal como sucede em várias raças, o Dandie Dinmont Terrier é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e aconselha-se a realização de testes de rotina aos olhos. Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar), e a forma do seu corpo torna-os mais predispostos a distúrbios vertebrais.

É um cão razoavelmente ativo que necessita, no mínimo, de uma hora de exercício por dia, de preferência mais, apesar de perdoarem o dono se, por vezes, os passeios forem mais curtos.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem do Dandie Dinmont tem cerca de 5cm de comprimento e necessita de ser escovada, no mínimo, duas vezes por semana. Removê-la manualmente, no mínimo, duas vezes por ano.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.