Your Pet, Our Passion.

West Highland White Terrier

A pelagem desgrenhada com uma beleza exuberante, o focinho em forma de botão, e as orelhas pequenas e eretas tornam esta raça bastante atraente. O seu corpo compacto e a sua cabeça assemelham-se à morfologia de uma raposa. Contudo, a sua pelagem branca constitui o traço mais acentuado da sua aparência: dotado de uma pelagem dupla, sendo a exterior lisa e áspera e o subpelo macio e abundante. Os Highland Westies adultos medem 28cm e pesam 7-10kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O West Highland White Terrier tem um carácter atrevido, confiante e carinhoso, completamente fiel à sua família. É um bom cão de vigia pois é alerta e corajoso, podendo também ser astuto e teimoso. Contudo, deverá ser socializado com gatos enquanto cachorro, para mais tarde não os perseguirem. Recomenda-se que seja devidamente treinado pois pode ter um comportamento malandro!

História e Origem

O West Highland White Terrier foi criado para caçar lontras, raposas e outros roedores. De Terriers de pelo áspero na Escócia foram selecionados cachorros brancos para produzir a raça canina West Highland White Terrier. O Rei Jaime I de Inglaterra na década de 1620, solicitou uns "pequenos cães brancos" de Argyleshire, na Escócia, e estes provavelmente eram Westies! O Coronel Malcolm de Poltalloch, Argyleshire, disparou e matou acidentalmente o seu terrier preferido, (um cão de cor escura) tendo, a partir desse momento, decidido recrutar apenas cães brancos para que se distinguissem das presas. Na altura, também conhecidos por Poltalloch Terriers. Na mesma altura, o Duque da propriedade Argyll, em Dumbartonshire, demonstrou grande interesse pelos Terriers brancos, e em homenagem ao seu mecenato e ao seu interesse, no século XIX estes cães passaram a ser conhecidos pelo nome da sua residência, Roseneath, dando origem ao Roseneath Terrier.

O problema de saúde mais comum encontrado são alergias cutânias. A raça pode ser também afetada por uma osteopatia craniomandibular.

Os West Highland White Terriers adultos requerem uma hora de exercício por dia, apesar de estes cães ativos terem capacidade para mais. São cães pequenos e enérgicos que adoram brincar com uma bola. Certifique-se que tem o jardim bem protegido pois têm tendência para escavar e libertarem-se.

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Escova o pelo sujo com a pelagem seca. Remova manualmente os pelos soltos duas ou três vezes por ano. Escovar a sua pelagem uma vez por semana para remover os pelos soltos.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.