Your Pet, Our Passion.

Weimaraner (Pelo Curto/Sedoso)

O Weimaraner é uma das raças caninas com uma aparência mais estonteante. Possui uma pelagem cinza prateada, lustrosa e curta e é considerado um dos cães de caça mais altos. Um cão gracioso, atlético, energético e resistente. Desta raça existem duas versões: a de pelo curto e de pelo comprido, este último sendo mais raro.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Os Weimaraner são cães muito versáteis que adoram a vida em família. São amistosos e enérgicos e, com a sua capacidade de observação são excelentes cães de guarda. Têm um carácter muito forte e não se recomenda esta raça a donos inexperientes. Porém, se já tiver alguma experiência e conseguir socializá-lo, treiná-lo e exercitá-lo serão companheiros muito gratificantes.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

A raça canina Weimaraner surgiu num quadro de Van Dyke no início do século XVII. Presume-se que esta raça é produto de cruzamentos com outras raças semelhantes como o Pointer Alemão de pelo Curto, Bloodhound e outras raças de cães rastreadores. O nome da raça foi atribuído pela corte de Carlos Augusto, Grão-Duque de Weimar, e os cães foram recrutados para atuar na caça maior, nomeadamente lobos, gatos selvagens, veados, pumas, ursos, etc. Quando a caça maior extinguiu na Europa no final do século XIX, os cães Weimaraners tornaram-se muito raros. Contudo, através de uma reprodução seletiva, tornaram-se caçadores de caça miúda e de aves.

Tal como sucede em várias raças, o Weimaraner pode vir a sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade) e, assim, aconselha-se o despiste para o efeito antes da reprodução. Tal como sucede com várias raças grandes, também tem uma predisposição para distúrbios na sua estrutura óssea, cardiopatias e uma gastropatia específica (dilatação vólvulo gástrica).

Os Weimaraners devem fazer passeios regulares e longos para permanecerem calmos e felizes dentro de casa e não desenvolverem comportamentos destrutivos. As suas atividades prediletas são a natação e de cobro e ambas as atividades mantêm a sua mente ativa ocupada. Um Weimaraner adulto necessita de mais de duas horas de exercício regular por dia, juntamente com um treino contínuo.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Weimaraner são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem desta raça mantém-se limpa com facilidade e requer poucos cuidados. Mesmo após passeios por campos altamente enlameados, a sujidade sai com muita facilidade, não precisando de fazer mais nada senão "polir" a sua pelagem! Contudo, os exemplares mais raros de pelo comprido, com uma pelagem de 2,5-5 cm de comprimento e plumagem, necessitam de uma manutenção mais profunda. Estes devem ser escovados/penteados regularmente. Recomenda-se verificar as suas orelhas regularmente para garantir que não têm quaisquer infeções.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.