Your Pet, Our Passion.

Staffordshire Bull Terrier

Um cão musculoso e com uma pelagem sedosa, o Staffordshire Bull Terrier combina o "bull" (touro) com o "terrier" na sua aparência física e transmite uma imagem de força e agilidade. Os cães adultos medem 36-41cm, e os machos adultos pesam entre 13-17kg e as fêmeas 11-15kg. A pelagem curta e sedosa surge em vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, malhado, ou qualquer uma destas cores com branco.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um Staffordshire Bull Terrier bem criado e socializado apresenta um comportamento exemplar e generoso com um sopro turbulento. Por norma, não gosta de conviver com outros cães ou animais de estimação, por isso recomenda-se uma socialização precoce e contínua. Até lá, passeá-lo sempre de trela para evitar sistuações indesejáveis.

História e Origem

A origem do Staffordshire Bull Terrier remonta ao século XIX quando foram proibidas as lutas com touros e ursos. Foi criado um novo desporto – luta de cães – e os Bulldogs e os Terriers foram criados em conjunto para produzir o Bull e o Terrier, dos quais o Staffordshire Bull Terrier descende. Era popular em todas as classes sociais, incluindo a classe operária vitoriana, por isso o "Staffie" já estava habituado a viver com grandes famílias em condições precárias, ao qual pode ser atribuído o seu bom temperamento típico com o ser humano.

A raça canina Staffordshire Bull Terrier é geralmente uma raça muito robusta, com poucos problemas de saúde específicos relacionados com a raça. Tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias, pelo que é recomendado fazer testes oculares.

Esta raça requer, no mínimo, uma hora de exercício por dia, adicionando jogos e divertimento. Os Staffordshire Bull Terriers destacam-se em desportos caninos, como a agilidade. Muitos toleram outros cães, mas alguns são agressivos com os seus congéneres. Se o seu cão não gosta de conviver com outros animais, passeie-o só de trela para evitar situações indesejáveis.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Sendo uma raça com uma pelagem de baixa manutenção, escove-a apenas uma vez por semana.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.