Your Pet, Our Passion.

Spitz Japonês

A raça canina Spitz Japonês de porte pequeno/médio é tipicamente Spitz – com uma pelagem espessa e solta, uma expressão semelhante a uma raposa e olhos triangulares, e com uma cauda com plumagem que se curva sobre o dorso. Os machos adultos medem 34-37cm e as fêmeas adultas 30-34cm, e pesam aproximadamente 5-6kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um pouco reservado inicialmente com desconhecidos, o cão Spitz Japonês é carinhoso e leal com os seus entes queridos. Alerta e animado, gosta de vigiar a casa e o jardim, e ladra se algo incomum lhe chamar a atenção. Um cão de família extraordinário, gosta de conviver com pessoas e outros animais.

História e Origem

País de Origem: Japão

A raça canina Spitz Japonês foi desenvolvida no Japão, mas provém inicialmente das raças de Spitz brancas do norte da Europa e América do Norte, como o Spitz Russo e Alemão, e o Samoiedo. A raça que daí adveio inseriu-se em duas categorias dimensionais. A raça maior foi chamada de "Samo" e a pequena "Spitz" e foi esta última que se tornou num cão de companhia popular no Japão, depois na Suécia, no resto da Europa, e mais tarde a nível mundial.

O Spitz Japonês é geralmente uma raça saudável. Em comum com várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar).

A raça Spitz Japonês necessita de cerca de uma hora de exercício por dia. Os passeios em dias de chuva poderão sujar a sua pelagem branca brilhante, mas quando seca é fácil de reaver o seu estado inicial.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

O subpelo macio é muito espesso e a pelagem exterior solta é lisa e mais comprida à volta do pescoço, peito e ombros, criando uma "juba". A cauda está bem revestida de pelo. Escovar a pelagem de dois em dois dias para evitar riças, no período de queda do pelo deverá escovar o seu cão diariamente.

As raças caninas Spitz surgem em vários tamanhos para se adaptarem praticamente a todos os lares, desde que a tendência para latir e a queda de pelo não sejam para si fatores incomodativos!  As raças caninas de porte maior têm muita energia e precisam de imensa atividade física, ao passo que as mais pequenas contentam-se com menos exercício, mas, em contrapartida apreciam atividades de diversão e interação com os seus donos. A sua pelagem espessa não se adequa a temperatura muito quentes(ou aquecimento central em demasia) e requer um cuidado regular.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.