Your Pet, Our Passion.

Cão Esquimó Canadense

Um cão grande de tipo Spitz, com um peito largo, pelagem espessa, cauda grande cerrada (que pode curvar sobre o seu dorso) e orelhas eretas. Uma raça distintiva, poderosa com pelo preto e branco, cinza e branco, vermelho e branco, zibelino e branco, e preto e branco. Os machos medem entre 58-70cm e pesam 30-40kg em adultos, as fêmeas 50-60cm e pesam entre 18-30kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Cão Esquimó Canadense é uma raça com capacidade elevada para trabalhar, em comparação com um cão de estimação comum. Foi criado para puxar pesos até 80 kg por mais de 112 km por dia nas condições árticas mais severas, sendo  um cão que não prospera numa configuração doméstica tradicional! Orientado para trabalhar em matilha, é, no entanto, carinhoso e brincalhão, curioso e barulhento.

História e Origem

O Esquimó Canadense ajudava os caçadores Inuítes a localizar as tocas das focas e a controlar grandes predadores, como o urso polar. Estes cães também eram utilizados para puxar trenós. Presume-se que a quantidade existente de cães desta raça no seu país natal cifrava-se em 20 000 na década de 1920, mas em apenas 50 anos, com a introdução dos snowmobiles, a quantidade reduziu para 200, uma vez que os cães se tornaram supérfluos. Um criador dedicado procurou salvar a raça, mas o Cão Esquimó Canadense continua a ser muito raro fora do Canadá.

O Cão Esquimó Canadense é geralmente um cão robusto com poucos problemas de saúde reconhecidos a nível de raça.

O Cão Esquimó Canadense necessita de muito exercício para preencher as suas necessidades – no mínimo duas horas de exercício por dia. É imprescindível um passatempo enérgico como corrida de trenós. Evite o exercício vigoroso em climas mais quentes devido à possibilidade de insolação.

As raças caninas porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas.

A pelagem térmica resistente ao clima engloba um subpelo espesso e uma pelagem exterior com um comprimento de 8-15cm. Os machos têm um pelo mais comprido e espesso (juba) à volta do pescoço e ombros. A pelagem necessita de ser escovada duas vezes por semana, contudo, na altura de queda, escová-la diariamente.

As raças de tipo Spitz surgem em vários tamanhos para se adaptarem praticamente a todos os lares, desde que o pelo e o barulho não incomodem!  Os cães de porte grante são altamente energéticos e requerem muito exercício físico, ao passo que os cães de porte pequeno contentam-se com menos exercício, muitos jogos e  interação com os seus donos. A sua pelagem espessa não se adequa a climas quentes (ou aquecimento central em excesso) e requer um cuidado regular.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.