Your Pet, Our Passion.

Spitz Finlandês

Um cão forte de tipo Spitz (pelagem espessa, cauda curvada sobre o dorso, orelhas pontiagudas), o Cão Finlandês da Lapónia é um cão de porte médio, com os machos adultos a medirem cerca de 49cm e as fêmeas adultas 44cm. Em adultos chegam a pesar cerca de 17-19kg. A pelagem pode surgir numa variedade de cores e combinações – consulte o estalão da raça para obter mais informações.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Spitz Finlandês amistoso e animado está sempre atento, é corajoso e valente com um espírito de caça apurado. Apesar de ser bastante independente, é leal aos seus donos e aprecia a companhia de crianças, o que o torna num bom cão de família. É um cão barulhento por natureza que necessitará de ser treinado para melhorar o seu comportamento.

História e Origem

País de Origem: Finland

A raça canina Spitz Finlandês atuou como cão de caça durante séculos e atualmente ainda é utilizada no seu país nativo onde caça tetrazes e galos-lira e ladra para informar o caçador do paradeiro das aves. Antigamente, ele atuava na caça maior, incluindo alces e ursos. A sua natureza corajosa e sonora também o tornam no cão de guarda perfeito. Esta raça tão popular na Finlândia foi ameaçada pelo perigo de extinção na segunda metade do século XIX, uma vez que o desenvolvimento dos transportes levou a que o Spitz Finlandês fosse cruzado com outros cães. Posteriormente, criadores dedicados investiram o seu tempo na recuperação desta estirpe.

Geralmente um cão sadio sem qualquer registo de patologias congénitas relacionadas com a raça.

Para esta raça canina recomenda-se cerca de uma hora de exercício por dia, apesar de estes cães estarem dispostos a aceitar mais. Em dias de frio, eles apreciam brincar no exterior, pelo que não é indicado para quem gosta de fazer passeios em dias quentes! Cães dotados de um forte  instinto para a caça, deverão passear sem trela só em espaços seguros e longe do tráfego. Certifique-se de que a resposta ao comando é fiável.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem dupla de comprimento médio do Spitz Finlandês consiste num subpelo espesso bastante curto, coberto com uma pelagem exterior grosseira. A pelagem no corpo é semi-curta com pelo mais comprido nas zonas da cauda e parte traseira das patas e com pelo mais curto na cabeça e na parte dianteira das patas. O pelo à volta do pescoço e ombros é mais abundante nos machos. Recomenda-se escová-lo duas vezes por semana e especial atenção diária nos períodos de queda.

As raças caninas Spitz surgem em vários tamanhos para se adaptarem praticamente a todos os lares, desde que a tendência para latir e a queda de pelo não sejam para si fatores incomodativos!  As raças caninas de porte maior têm muita energia e precisam de imensa atividade física, ao passo que as mais pequenas contentam-se com menos exercício, mas, em contrapartida apreciam atividades de diversão e interação com os seus donos. A sua pelagem espessa não se adequa a temperatura muito quentes(ou aquecimento central em demasia) e requer um cuidado regular.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.