Your Pet, Our Passion.

Samoieda

O Samoiedo é uma raça de porte médio/grande de tipo Spitz, exibindo as características típicas, nomeadamente orelhas eretas e pontiagudas e uma cauda que se curva sobre o dorso. Tem uma pelagem espessa, profusa e resistente ao clima. As suas patas são achatadas e com pelagem abundante, formando uma espécie de sapatos de neve que impedem a acumulação de neve entre os dedos. O Samoiedo apresenta uma gama de cores que abrange a cor branca, creme, ou branca e biscoito. Os machos adultos medem 51-56cm e as fêmeas adultas medem 46-51cm. O peso oscila entre 23 e 30kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Geralmente, o Samoiedo é um cão amistoso, extrovertido e dedicado. O Samoiedo protege o seu território; nenhum intruso passará despercebido. Adora ser incluído em todas as atividades familiares e torna-se destrutivo e barulhento se o deixarem sozinho durante muito tempo ou se estiver aborrecido. É imperativo ter um jardim ou espaço seguro, pois gostam de escavar e libertam-se com facilidade. Tem de ser socializado precocemente, em particular com gatos e outros animais de estimação domésticos. Pode ser muito barulhento.

História e Origem

Um cão de pastoreio no norte da Rússia. A designação da raça canina Samoiedo (ou Sami) foi atribuída por uma tribo nómada que trabalhava juntamente com esta estirpe. Foram também recrutados para guardar as renas que pastoreavam. O cão Samoiedo não só desempenhava as suas atividades junto da tribo como também partilhavam as tendas com os membros da tribo, portanto é um cão muito devoto à família. Eram utilizados por vezes para puxar trenós ou barcos. No limiar de um novo século, muitos exploradores utilizaram estes cães aquando do aumento da exploração polar. Após essas expedições, muitos destes cães regressaram a casa com os exploradores e rapidamente se tornaram populares e ainda se mantêm.

Uma doença comum desta raça é a insuficiência renal. Tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Esta raça requer uma quantidade considerável de exercício com e sem trela. Têm uma tendência natural para puxar; contudo, através de treinos, o dono poderá incutir a disciplina pretendida, ou utilizar uma coleira tipo cabresto para o efeito. Um Samoiedo adulto necessita de duas horas de exercício por dia.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Samoiedos são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais

É uma raça que requer uma elevada manutenção. Solicite instruções no local onde adquiriu o animal. Escova a sua pelagem diariamente para a manter com um aspeto limpo. Os cuidados rigorosos deverão ter lugar uma vez por semana. Se o seu cão voltar para casa com o pelo molhado e sujo, antes de o limpar deixe-o secar primeiro; é mais fácil remover a sujidade com o pelo seco. No seu país natal, o Samoiedo perde o seu subpelo uma vez por ano, normalmente no verão. Em casas com aquecimento, poderá ter queda de pelo duas vezes por ano. No período de queda de pelo escove-o com mais frequência para evitar a presença de pelos em excesso na sua casa. Os machos parecem ter uma pelagem mais comprida que as fêmeas.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são. 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.