Your Pet, Our Passion.

Cão Finlandês da Lapónia

Um cão forte de tipo Spitz (pelagem espessa, cauda curvada sobre o dorso, orelhas pontiagudas), o Cão Finlandês da Lapónia é um cão de porte médio, com os machos adultos a medirem cerca de 49cm e as fêmeas adultas 44cm. Em adultos chegam a pesar cerca de 17-19kg. A pelagem pode surgir numa variedade de cores e combinações – consulte o estalão da raça para obter mais informações.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Cão Finlandês da Lapónia tem um forte instinto de pastoreio e é um caçador exímio no exterior. Dentro de casa, está atento e é um bom cão de guarda. É também um companheiro calmo, carinhoso e leal. Apesar de não ser tão sonoro como algumas raças de Spitz, pode ser bastante barulhento; Para um melhor comportamento recomenda-se um treino para o efeito.

História e Origem

País de Origem: Finland

O povo seminómada Sami da Lapónia usou estes cães durante séculos – principalmente como pastores de renas, apesar de inicialmente poderem ter sido utilizados como cães de caça e de proteção. Atualmente, a raça ainda está envolvida em atividades de pastoreo de renas,  no entanto com o advento dos snowmobiles, os cães tornaram-se supérfluos. Galopante quando pastoreia, a raça canina Finlandês da Lapónia trabalha ao lado do Pastor Finlandês da Lapónia, um cão que anda a trote com uma pelagem mais curta que é outra raça nativa da região.

Tal como sucede em várias raças, o Cão Finlandês da Lapónia pode sofrer ocasionalmente de vários distúrbios oftalmológicos hereditários e de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se  fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

O Cão Finlandês da Lapónia necessita de, no mínimo, uma hora de exercício por dia. Sendo uma raça ativa, adora passatempos caninos como provas de agilidade e de canicross. Alguns têm um instinto de caçador apurado, pelo que é necessária uma resposta ao comando fiável para o afastar de uma eventual presa.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem dupla é composta por uma pelagem exterior comprida e lisa, mais curta na cabeça e na parte dianteira das patas, e por um subpelo espesso e macio. Os machos têm uma "juba" de pelo espesso à volta do pescoço e peito. A pelagem necessita de ser escovada duas vezes por semana, mas na fase da queda de pelo recomenda-se um cuidado adicional.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.