Your Pet, Our Passion.

Schipperke

Um cão de porte pequeno, compacto e com a aparência de um Spitz (pelagem abundante e áspera, cauda enrolada sobre o dorso - se não foi amputada - e assemelha-se a uma raposa com orelhas pontiagudas). Normalmente a sua pelagem é preta, mas pode também incluir outra cor lisa. Os cães adultos normalmente medem 21-33cm e pesam aproximadamente 6-8kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um cão pequeno, animado e alerta, o Schipperke é leal, suscetível e generoso. Pode ser teimoso e malandro, especialmente com outros cães se não for suficientemente socializado em cachorro.

História e Origem

Estima-se que a raça canina Schipperke é um cão pastor em miniatura, uma versão mais pequena do Leauvenaar, um cão pastor preto oriundo da Bélgica. Outros estão convictos que o Schipperke é uma raça de tipo Spitz e, de facto, parece-se mais com este último. Independentemente disso, sabe-se que remonta, pelo menos, ao século XVII, pois há referências de um espetáculo com Schipperkes em 1690 no Grand Place de Bruxelas. Estes cães eram utilizados nos canais da Bélgica, guardavam as barcaças, eram companheiros populares entre os sapateiros, e famosos exterminadores de roedores.

O cão Schipperke é geralmente uma raça bastante robusta, mas é propenso a algumas neuropatias hereditárias e a distúrbios na anca.

Precisam de, no mínimo, cerca de meia hora de treino por dia, apesar de este pequeno cão ativo ter capacidade para mais.

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem abundante é espessa e densa. Costuma ser sedosa e curta, mas com uma juba à volta do pescoço onde se afasta, e forma uma espécie de culote na parte traseira das coxas. Com um cuidado rigoroso por semana poderá manter a sua pelagem em boas condições.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e em controlo seguro. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e podem ser desconfiados com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar potenciais problemas de tratamento e de comportamento mais tarde.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.