Your Pet, Our Passion.

Spaniel do Tibete

Um cão de porte pequeno, ligeiramente mais comprido do que alto, o Spaniel do Tibete adulto mede cerca de 25cm e pesa aproximadamente 7-9kg. A sua pelagem é acetinada, de comprimento médio, mais lisa na cabeça e com uma plumagem nas orelhas, na parte traseira das patas e na cauda. Os machos têm uma pelagem mais comprida e uma "juba" mais espessa à volta do pescoço e ombros. A pelagem assume qualquer cor.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um cão de porte pequeno, ativo e alerta, o Spaniel do Tibete desconfia de estranhos e é completamente leal aos seus entes queridos. Tem uma disposição alegre, mas é um cão pequeno bastante independente. Contudo, não gosta de estar separado da sua família durante muito tempo e pode ser bastante sonoro nos seus deveres de cão de vigia.

História e Origem

País de Origem: Tibet

A raça canina Spaniel do Tibete foi criada por monges para atuar como cães de vigia nos mosteiros do Tibete. Como o seu próprio nome sugere, o Spaniel Tibetano poderá eventualmente derivar da linhagem spaniel miniatura, mas nunca foi um cão de caça. Esta raça canina era oferecida como pesente às famílias reais e à nobreza, para quem se tornou um companheiro muito apreciado. Durante centenas de anos, o Spaniel do Tibete subia as paredes do mosteiro para vigiar e ladrava para anunciar a aproximação de estranhos. Até hoje, no lar moderno, o "Tibbie" costuma procurar um ponto de observação alto no seu cargo autoproclamado de cão de vigia.

O problema de saúde mais comum dos Spaniels do Tibete é um distúrbio oftalmológico hereditário, pelo que é importante fazer testes oculares antes da reprodução.

O Spaniel do Tibete necessita de cerca de uma hora de exercício por dia. Certifique-se que o seu jardim está seguro e verifique as extremidades do seu espaço regularmente, pois esta raça tem tendência para escavar!

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem dupla consiste num subpelo fino e denso e numa pelagem exterior mais comprida e acetinada. Escovar e pentear duas vezes por semana, prestando especial atenção à plumagem que tem tendência a emaranhar-se.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.