Your Pet, Our Passion.

Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão robusto com uma pelagem comprida com uma gama de cores diversa (consulte o estalão da raça para obter mais informações). Tem um andar vaidoso com a sua cauda curvada sobre o dorso. Um Shih Tzu adulto não pode exceder os 27cm de altura e o peso ideal é entre 5-8kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Shih Tzu é um cão carinhoso, brincalhão, inteligente, independente e reservado com estranhos. Gosta de aprender e de agradar, mas por vezes pode ser obstinado e transmite a ideia que algumas tarefas são irrelevantes. Com paciência e consistência os seus donos poderão incutir-lhe a disciplina.

História e Origem

Presume-se que a raça canina Shih Tzu é oriunda do Tibete, onde vivera nos templos e, ocasionalmente, era oferecida como presente aos imperadores da China. Chegado à China, o Shih Tzu foi cruzado com o Pequinês, resultando o Shih Tzu que atualmente conhecemos. Chegaram à Inglaterra em 1912, mas só foram reconhecidos em 1949. Na década de 1960 foram reconhecidos na América.

Tal como sucede em várias outras raças, o Shih Tzu é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar. Também tem tendência para infeções auditivas, disfunção discal e dificuldades respiratórias.

Os Shih Tzus necessitam de exercício, mas ficam felizes se ficarem em casa a brincar. Contentam-se perfeitamente com passeios curtos e preferem três caminhadas de 20 minutos por dia do que caminhadas de uma hora.

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem do Shih Tzu é comprida, macia e densa com uma boa quantidade de subpelo e necessita de muitos cuidados diários para a manter nas melhores condições. Recomenda-se dar-lhe banho com regularidade ou mesmo uma vez por semana. Após o banho, secar bem  a sua pelagem. Quando os pelos na zona do focinho já estiverem bem compridos, poderá prendê-los no topo da cabeça. Após cada refeição limpar eventuais restos de comida. Se não pretender os pelos muito compridos também os pode aparar em casa. Informe-se junto do local onde adquiriu o animal.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.