Your Pet, Our Passion.

Schnauzer Miniatura

O Schnauzer Miniatura é um cão de porte pequeno, robusto e musculoso aparentemente atento. Os pelos nas patas, nas sobrancelhas e bigodes conferem-lhe um aspeto distinto. 

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Schnauzer Miniatura é um cão pequeno ativo e animado e dá um companheiro gratificante e divertido. Porém, pode ser teimoso e mal intencionado, e necessita de um treino e socialização consistentes. É um cão de guarda barulhento por natureza e anuncia, num ápice, a presença de estranhos.

História e Origem

País de Origem: Alemanha

Um cão de tipo Pinscher de porte médio e de pelo cerdoso encontrado na Baviera do século XV, foi utilizado para exterminar ratos e outras tarefas gerais agrícolas. A partir deste cão foram desdobradas três padrões da raça Schnauzer. A raça Schnauzer Miniatura resulta de um cruzamento entre o Schnauzer Standard, o Affenpinscher e outras raças de porte pequeno.

O Schnauzer Miniatura é geralmente uma raça saudável, mas tem alguns problemas de saúde específicos, nomeadamente elevados níveis de gordura no sangue, pancreatite, diabetes e cálculos vesicais.

Um adulto requer uma hora de exercício por dia, mas está disposto a aceitar mais. Este cão adapta-se e enquadra-se muito facilmente na rotina dos seus donos.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem do Schnauzer Miniatura é dura, cerdosa e curta com um subpelo denso e requer cuidados, no mínimo, duas vezes por semana. Em cães de exposição deverá remover o pelo manualmente, contudo um cão de estimação familiar poderá ser tosquiado - um método fácil e simples. Ao longo dos anos a cor esmorece ligeiramente.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.