Your Pet, Our Passion.

Rough Collie / Collie (Pelo Áspero)

O Collie de pelo Áspero possui uma estatura média/grande, digna e de uma beleza exuberante, com uma aparência expressiva e doce. Tem um focinho longo e esculpido e as orelhas expressivas e inclinadas para a frente quando em alerta.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Collie de pelo Áspero tem uma disposição amigável com poucos indícios de nervosismo ou agressividade. São cães felizes que se ligam muito às suas famílias. São muito protetores do seu ambiente familiar e receberão carinhosamente os seus convidados. Ele aprende muito facilmente e prospera quando lhe dão novos treinos desafiantes.

História e Origem

País de Origem: Escócia

Estima-se que a raça canina Collie de pelo Áspero descende de cães que acompanhavam os invasores romanos em 50 a.C. e de cães nativos da Escócia. A origem deste nome provavelmente deriva do termo escocês Colley, usado para designar uma ovelha preta criada nas planícies escocesas. Na década de 1860, a Rainha Vitória ficou encantada com estes cães quando visitou a propriedade escocesa em Balmoral e levou alguns consigo para o Castelo de Windsor.

Conhecido como o Cão Pastor Escocês na altura, o Collie de pelo Áspero participou pela primeira vez em exposições no Espetáculo da Sociedade Canina de Birmingham e, pouco depois, passou a ser extremamente procurado.

Tal como sucede em várias raças, o Collie de pelo Áspero é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Surpreendentemente, os Collies de pelo Áspero não exigem muito exercício, e adaptam-se facilmente às circunstâncias familiares. Contudo, deixe-os correr livremente e dê-lhes tempo para brincar (gostam de brincar com a bola). Um adulto requer uma hora de exercício por dia, apesar de ter capacidade para mais.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Collies de pelo Áspero são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Com uma pelagem dupla abundante, o Collie de pelo Áspero necessita de ser escovado uma vez por semana para evitar que o pelo se encaracole. O subpelo é macio e peludo e ajustado à pele, e a pelagem exterior é áspera e lisa. Durante a época de queda de pelo escove-o diariamente. Apare o seu pelo ocasionalmente para controlar a plumagem nos membros dianteiros e na cauda.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.