Your Pet, Our Passion.

Cão de Pastor de Shetland

Um cão de porte pequeno/médio, gracioso e delicado, o Cão de Pastor de Shetland tem uma pelagem comprida e atraente com uma juba abundante à volta do pescoço e peito, e pelos mais compridos nas pernas e cauda. A pelagem pode ter várias cores, padrões e combinações – consulte o estalão da raça para obter mais informações. Os machos adultos medem aproximadamente 37cm e as fêmeas 36cm. O peso de um Cão de Pastor de Shetland adulto varia entre 6-12kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Sheltie pode parecer glamoroso e gracioso, mas é também uma raça robusta, ativa e trabalhadora com imensa energia. Extremamente dedicado ao seu dono e pode ser um pouco reservado com desconhecidos. Um Cão de Pastor de Shetland está sempre alerta e sente a necessidade de dar sinal se algo lhe parecer estranho; É um cão barulhento por natureza, por isso convém treiná-lo para evitar ter problemas com os seus vizinhos.

História e Origem

Como o nome próprio sugere, este cão é oriundo das Ilhas Shetland no litoral nordeste da Escócia. O Cão de Pastor de Shetland (ou "Sheltie") foi recrutado como cão pastor em condições por vezes muito exigentes. Presume-se que esta raça é produto de cruzamentos entre diversas raças caninas que incluem o Spitz, Cão Pastor Escocês e mais tarde o Collie de pelo Áspero introduzido por um nativo das Ilhas de Shetland, James Loggie para criar o Sheltie que hoje conhecemos. O Senhor Loggie acabou por se tornar o primeiro secretário do clube da raça de Cão de Pastor de Shetland em 1908.

Tal como sucede em várias raças, os Cães de Pastor de Shetland são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Esta raça requer no mínimo uma hora de exercício por dia, apesar de o  Cão de Pastor de Shetland ter capacidade para mais. Além de passear com o seu dono, este cão também aprecia programas de treino, tendo já tido sucesso em muitos desportos caninos, incluindo provas de agilidade, obediência e flyball.

Os cães de raça pequena têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

O Cão de Pastor de Shetland tem uma pelagem exterior comprida e lisa e um subpelo curto, felpudo e espesso que requer muitos cuidados. Mantenha o pelo sempre cuidado, liso e isento de nós para não se tornar numa tarefa mais difícil.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.