Your Pet, Our Passion.

Cão de Canaã

O Cão de Canaã é um cão de porte médio, com uma estatura aparentemente quadrada parecida a um Spitz, com uma pelagem espessa e abundante, e uma cauda curvada sobre o dorso quando está excitado ou em movimento. A pelagem àspera, lisa e curta/média pode ir desde a cor de areia até ao vermelho acastanhado, e pode ser também branca ou preta. A medida ideal para esta raça oscila entre 50-60cm e o peso entre 18-25kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Os Cães de Canaã são uma das poucas raças "genuínas" existentes atualmente. Foram domesticados com o decorrer dos anos, mas ainda possuem instintos de sobrevivência extremamente apurados, o que os pode tornar independentes e cautelosos. São territoriais, mas não agressivos, e são protetores da sua família, tanto dos adultos como das crianças. Podem ser agressivos com outros cães e conhecem-se casos de agressão entre cães do mesmo sexo, daí ser importante uma socialização precoce e contínua.

O Cão de Canaã é uma raça antiga do Médio Oriente. Estes cães eram recrutados para guardar e pastorear os rebanhos dos antigos israelitas. Quando os israelitas se dispersaram, o mesmo aconteceu com os seus cães, e apenas os mais fortes sobreviveram às condições ambientais adversas. As tribos beduínas adotaram alguns cães para guardar os seus campos e rebanhos. Na década de 1930, houve uma redescoberta da raça para servir de guardiã nas povoações isoladas de Israel. O Cão de Canaã foi a opção perfeita: eram semisselvagens e conseguiam sobreviver em condições ambientais severas. Atualmente, ainda se vê a presença desta raça guardiã para as tribos beduínas e também serviram de patrulha e de guarda para o exército israelita.

Esta raça não regista grande propensão a doenças. É aconselhável o despiste da displasia da anca e testes oculares em cães de criação para impedir o desenvolvimento de patologias.

Gostam de fazer exercício e são muito ágeis e atléticos. Adaptam-se à quantidade de exercício que lhes derem, seja no interior ou exterior, mas precisam de, no mínimo, uma boa corrida durante uma hora por dia.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Este cão tem uma pelagem áspera e lisa, curta/média e com um subpelo abundante. Recomenda-se escovar a pelagem uma vez por semana. Durante a época de queda, o subpelo espesso cai em grandes quantidades e deve ser escovado diariamente. Utilize uma escova de cerdas duras ou um pente especial para o efeito.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.