Your Pet, Our Passion.

Mastim Napolitano

Um cão de porte gigante, o majestoso Mastim Napolitano é forte e musculoso. Ligeiramente mais comprido do que alto, os machos adultos medem entre 65-75cm e pesam 50-70kg e as fêmeas pesam um pouco menos. A pelagem curta e densa surge em várias cores e tonalidades (preto, azul, cinza, castanho), incluindo uma cor malhada. Apresenta uma pele solta sobre o corpo e a cabeça – mas não deve ser em excesso.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Mastim Napolitano é basicamente um cão de guarda e está sempre atento. É equilibrado, leal aos seus donos e ligeiramente desconfiado. Dado o seu instinto de proteção, recomenda-se uma socialização precoce por treinadores experientes. Se o dono decidir adquirir mais um cão, aconselha-se que seja do sexo oposto. Antes de optar por um cão desta raça, pondere primeiro!

História e Origem

País de Origem: Itália

A raça canina Mastim Napolitano é um Molosso antigo – um cão de guarda de porte grande e feroz utilizado pelos romanos. Presume-se que foram utilizados em arenas e como cães de guerra ferozes. O Mastim Napolitano tem sido utilizado como cão-polícia e como guardião. Diz-se que ao desempenhar as suas funções nas propriedades em Nápoles, ele sabia instintivamente os limites sobre os quais era encarregado de proteger e deixavam-no andar livremente para percorrer os perímetros.

Tal como sucede em várias raças, o Mastim Napolitano é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. É também suscetível a infeções dermatológicas.

Requer uma hora de exercício para um adulto. Durante o seu período de crescimento evite exercício em demasia para não prejudicar as suas articulações.

As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.

A pelagem curta é de pouca manutenção, necessitando de ser cuidada uma vez por semana. Elimine, sempre que necessário, os restos de comida e a baba nos arredores da sua boca e móveis e limpe as suas pregas faciais. A higiene da boca deverá ser feita uma a duas vezes por semana.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e em controlo seguro. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e podem ser desconfiados com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar potenciais problemas de tratamento e de comportamento mais tarde.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.