Your Pet, Our Passion.

Mastiff

Um cão de porte grande, musculoso e poderoso, o Mastiff tem uma cabeça e corpo largos, uma constituição poderosa e pernas muito afastadas. Mede aproximadamente 72-80cm quando completamente desenvolvido e pode pesar até 73kg. A sua pelagem abrange a cor de alperce, fulva ou malhada.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão muito grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Mastiff é um cão calmo e apegado aos seus donos, guardião e indiferente a estranhos. É carinhoso e dedicado a crianças, mas o seu tamanho grande poderá provocar lesões acidentais em crianças pequenas. Por esta razão, esta raça é mais indicada para um lar com crianças mais velhas.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

A raça Mastiff é uma das raças mais antigas, conhecida no Reino Unido mesmo antes do império romano. Os conquistadores romanos adotaram e utilizaram estes cães como gladiadores nas arenas. Diz-se que deste cão de guerra popular foram oferecidos 400 exemplares pelo Rei Henrique VIII a Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano Carlos V, para impulsionar os seus exércitos. A raça foi também utilizada para a luta contra touros e ursos, e também como cão de guarda.

Tal como sucede em várias raças, os Mastins podem ser propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Assim, revela-se importante fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Têm também tendência para uma patologia específica na bexiga e para a rutura do ligamento cruzado.

A raça canina Mastim requer cerca de uma hora de exercício. São cães considerados preguiçosos e gostam de desfrutar de uma boa sesta num local quente e confortável. Enquanto cachorros não os exercite em demasia uma vez que a raça tem tendência para desenvolver problemas na sua estrutura esquelética. O esforço excessivo muscular e nas articulações durante a fase de crescimento do animal poderá atrair problemas de saúde.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Mastins são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem curta é mais grosseira à volta do pescoço e ombros, e requer poucos cuidados; Escove-o uma vez por semana.

É um grupo robusto de cães grandes (por vezes gigante!) cuja natureza descontraída e relaxada não revela a sua vigilância constante. Sendo cães, em larga medida independentes, que muitas vezes não mostram interesse em jogos ou em treinos, estes cães apreciam estar sentados e a ver o mundo a passar independentemente do que se passa e gostam ocasionalmente de passeios bastante longos, mas também se sentem felizes a dormitar perto da família com um olho sempre aberto para a proteger.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.