Your Pet, Our Passion.

Chihuahua (Pelo Curto)

O Chihuahua é um cão delicado e compacto, e o mais pequeno de todas as raças de cães. É cada vez mais popular e é muitas vezes retratado como o companheiro glamouroso das celebridades. No entanto, há mais por detrás da sua aparência fofa, pois o Chihuahua é altamente inteligente e possui longa esperança média de vida.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Chihuahua de tem tendência para formar laços íntimos com uma ou duas pessoas, é curioso, animado e inteligente, e muito carinhoso. Contudo, sem uma socialização precoce adequada, a raça não vê com bons olhos os estranhos e podem parecer nervosos, ganem e por vezes revoltam-se. Os Chihuahuas ficam ansiosos em ambientes novos e são anti-sociais, por isso, convém que, desde pequenos, sejam habituados a conviver com pessoas desconhecidas, crianças e outros animais de estimação domésticos, para que se tornem sociáveis e menos possessivos. São uma raça muito dada aos amigos e gostam de viver em matilha.

História e Origem

Um cão pequeno, denominado Techichi, era essencial à cultura dos astecas e toltecas. Os Techichis eram os animais de estimação dos mais ricos e eram cremados com os mortos de forma a assumirem os pecados dos falecidos para que estes pudessem entrar no próximo mundo sem enfurecer os deuses. Os cães também serviam para orientar os falecidos no submundo e para afastar espíritos malévolos. As origens desta raça são alvo de acesa discussão. Alguns presumem que o ancestral do Chihuahua remonta ao Techichi e a um cão pequeno, sem pelo da Ásia. Chihuahua é um Estado no México e foi a partir daí que o Chihuahua moderno foi exportado pela primeira vez para a América. Existe a teoria de que a raça contemporânea foi desenvolvida a partir de exemplares antigos do Techichi e de alguns cães pequenos do México, Arizona, e Texas.

Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas dos Chihuahuas de pelo sedoso podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar), e podem vir a sofrer de colapso traqueal. O formato da sua cabeça pode originar uma acumulação de líquido no cérebro (hidrocefalia) e alguns problemas oftalmológicos.

O Chihuahua adapta-se à quantidade de exercício, dentro do razoável, que lhe pretender dar. Os Chihuahas têm tendência para explosões de energia onde brincam excitadamente, mas não precisam de grandes caminhadas – meia hora por dia é suficiente. Recomenda-se o uso de um arnês para cão em vez de uma coleira para evitar o colapso traqueal.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem do Chihuahua não requer cuidados intensos. Escova, de vez em quando, a sua pelagem com uma escova de borracha. Os Chihuahuas têm queda de pelo, mas, por serem pequenos, é insignificante. Recomenda-se escovar os dentes do Chihuahua diariamente uma vez que, à semelhança de todas as raças pequenas, têm tendência para acumular tártaro.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.