Your Pet, Our Passion.

Cão d'Água Irlandês

É o mais alto dos spaniels, com os machos adultos a medirem 53-58cm e as fêmeas 51-56cm. Em adultos pesam aproximadamente 20-30kg. É um cão compacto, inteligente e forte e tem uma pelagem encarapinhada com uma cor incomum: marrom fígado com indícios de púrpera.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Apesar de ser considerado um spaniel, exerce funções de cobro em provas de campo e é um cão de caça muito versátil. Em casa, o Cão d'Água Irlandês é um companheiro divertido e carinhoso. Desconfia de estranhos até os conhecer, é equilibrado e confiante.

País de Origem: Irlanda

Presume-se que o Cão d'Água Irlandês chegou à Irlanda através de pescadores vindos de França, Espanha, Portugal, e Itália. Desconhece-se os seus antepassados, mas é possível que inclua o Poodle, o Cão d'Água Português e o Barbet. Foi inicialmente recrutado para caçar, levantar e cobrar aves marinhas em pauis e rios – daí a sua alcunha Bogdog (Cão de Pauis)! O primeiro Cão d'Água Irlandês conhecido chamava-se Boatswain, nascido em 1834, e pertencia a Justin McCarthy, um habitante de Dublin. Todos os Cães d'Água Irlandeses modernos descendem deste cão.

Tal como sucede em várias raças, os Cães d'Água Irlandeses são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se testes oculares e  despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Sendo um cão enérgico, o Cão d'Água Irlandês necessita de duas horas ou mais de exercício por dia. Adora brincar no campo e é, sem dúvidas, um "bebé na água" – saltando para qualquer lago ou até mesmo uma poça grande, caso encontre uma durante um passeio!

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem encarapinhada é oleosa por natureza, oferecendo proteção enquanto nada em águas frias. Recomenda-se penteá-la com um pente de dentes largos uma ou duas vezes por semana. Dê banho ao seu cão e apare a pelagem de dois em dois meses, sensivelmente. Após a sua toilette, utilize um spray para humedecer a pelagem e obrigá-la a refazer os seus caracóis.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.