Your Pet, Our Passion.

Bobtail

Os Bobtails são conhecidos pelo mundo fora com as suas pelagens desgrenhadas e compridas a cobrirem os seus corpos robustos. Os seus olhos parecem estar completamente cobertos, mas não compromete a sua capacidade visual. Em termos de cor, o Bobtail pode apresentar qualquer tonalidade de cinza, grisalho, ou azul com ou sem manchas brancas. Os machos adultos medem 61cm para cima, e pesam a partir de 36kg; as fêmeas adultas medem 56cm ou mais e pesam cerca de 30kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Os Bobtails são extrovertidos alegres e são companheiros de família populares. São dóceis, mas quando brincam são turbulentos pelo que deve ter cuidado na presença de crianças pequenas. Juntam-se a qualquer atividade com entusiasmo. São destemidos e dão excelentes cães de guarda, em particular com o seu latido peculiar. É imperativo um treino precoce para controlar o comportamento turbulento da raça.

História e Origem

País de Origem: Inglaterra

A raça Bobtail surgiu em Inglaterra em meados do século XVIII, e uma das teorias aponta para que o seu desenvolvimento tenha partido dos cães pastores antigos, nomeadamente o Pastor Bergamasco, o Bearded Collie, o Pastor de Brie, e o Cão Pastor de Armant. A designação "Bobtail" desempenha um papel fulcral na sua história. Na Inglaterra, no século XVIII, foi concedida uma isenção de impostos áqueles que possuissem cães utilitários com funções de pastoreio e condução de gado até aos mercados. Ora, para provar o estatuto de trabalhadores dos Sheepdogs, aptos para guardar e conduzir o gado, costumavam cortar a sua cauda.

Os Bobtails demonstravam um ótimo empenho devido ao seu entusiamo e à sua pelagem resistente ao clima. A pelagem era tosquiada anualmente ao mesmo tempo que as ovelhas e as mulheres dos agricultores fiavam também os pelos dos cães com a lã das ovelhas para conceber roupas quentes.

Tal como sucede em várias raças, os Bobtails são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Os Bobtails adultos requerem donos ativos e dispostos a disponibilizar o seu tempo para dar grandes passeios com eles. No entanto, enquanto cachorros, evite exercício em demasia para não prejudicar a sua estrutura óssea.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Bobtails são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Quando os cachorros Bobtail perdem a sua pelagem juvenil deverá, durante o período de queda, escová-los de forma a que a pelagem antiga não se emaranhe com a nova. Caso contrário, terá mais tarde de os tosquiar. Se adquirir um cão desta raça, prepare-se para um trabalho árduo e moroso. Eles sofre de queda de pelo contínua. Após cada passeio, verificar se as suas almofadas plantares se encontram limpas e sem corpos estranhos. Devido à sua quantidade excessiva de pelo, mantenha limpa a sua parte traseira.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.