Your Pet, Our Passion.

Akita Japonês

O Akita Japonês é um cão de porte grande e poderoso com muita substância e uma verdadeira dignidade. A forma orgulhosa como transporta a sua cabeça e a sua postura são aprimoradas pelas suas orelhas pequenas e olhos escuros. Dotado de uma imagem imponente com a sua pelagem espessa e felpuda que pode ser vermelha fulvo, sésamo, malhada, e branca. Os machos adultos medem entre 64-70cm e as fêmeas entre 58-64cm. O peso oscila entre 34-50kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

São cães fortes – tanto a nível físico, como de carácter. Recomenda-se esta raça só a donos experientes. Esta raça requer uma forma de lidar experiente, uma socialização e treino precoce e contínuo. Contudo, são devotos, corajosos e dão bons cães de guarda sem ladrarem em demasia. Não ignore os seus instintos de caça fortes.

História e Origem

País de Origem: Japão

A raça canina Akita é a maior de todas as raças japonesas e foi inicialmente criada na província de Akita no século XVII. Há quem acredite que estes cães tivessem sido criados para caçar javalis selvagens, veados e ursos negros; outros acreditam que foram criados para lutar. Contudo, quando o desporto de luta de cães japonês (e europeu) perdeu popularidade, estes foram então utilizados para a caça. No final do século XIX, foram importadas outras raças, resultando numa perda de popularidade das raças japonesas. Foi então fundada a Sociedade para a Preservação dos Cães Japoneses com o objetivo de preservar as raças nativas, as quais foram declaradas como "monumentos nacionais".

Tal como sucede em várias raças, os Akita Japoneses são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e  despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Os Akitas necessitam de muito exercício para se manterem musculosos. Posto isto, se um dia não caminharem, aceitam sem barafustar. Lembre-se que são cães de caça e deve ter muito cuidado com passeios sem trela.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Akitas são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem deve ser escovada duas a três vezes por semana e, duas vezes por ano, durante as épocas de queda de pelo. Use um pente de metal com dentes duplos.

Cada animal que surge de um cruzamento possui a sua própria identidade única (aparência, temperamento e comportamento). Através de um teste baseado no DNA poderá determinar quais as raças existentes no seu cão para uma melhor perceção das suas necessidades e exigências, ou então tire um palpite com base na sua aparência. A partir daí terá a possibilidade de lidar melhor com o seu cão.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.