- Muito ativo
- Sociável e dependente
- Nada comunicativo
- Gato grande e forte
- Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
Os gatos Van Turcos são extremamente inteligentes e amigáveis, o que os torna excelentes companheiros. São gatos animados e divertem-se a brincar com os donos e outros gatos, pelo que requerem atividades estimulantes e oportunidades para brincar. Os Van Turcos têm uma voz suave.
História e Origem
País de Origem: Turquia
Outros Nomes: O gato nadador Turco
A característica mais atraente do gato Van Turco é a sua afinidade com a água. Não só gosta de água, como também parece desfrutar de um bom mergulho. É oriundo da região do Lago de Van, na Turquia, onde foi domesticado durante centenas de anos. Na década de 1950, um casal trouxe dois exemplares de Van Turcos para o Reino Unido, e aí começaram a produzir estes gatos com estas manchas distintivas.
Atualmente, não existe histórico patológico relacionado com esta raça. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, um controlo parasitário regular e exames de saúde anuais.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
A pelagem dos Van Turcos requer cuidados regulares para a manter sedosa e livre de nós; Recomenda-se fazê-lo diariamente para evitar nós e riças mais complexos. Escova regularmente o seu gato desde pequeno para que essa tarefa se torne agradável e mais fácil tanto para ele como para si.
Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.
Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.